quarta-feira, 30 de maio de 2007

FCPORTO versão 2007/08

Começa agora o período de transferências e julgo que é no mínimo importante, cada um dar a sua opinião sobre que plantel gostaria que o FCPORTO tivesse na próxima época. É claro que temos de ser realistas, e temos de conseguir ter consciência que o nosso clube não “nada em dinheiro”.

BALIZA
Devemos segurar Helton a não ser que tenhamos uma boa proposta (tipo 5M €), Baia parece estar de saída, parece não se sentir bem no banco. A decisão deve ser dele, mas acho que deveria continuar. Duvido que Paulo Ribeiro fique pelo 3º ano consecutivo como eterno suplente, por mim seria emprestado e ficaria o Ventura como 3º GR. Falasse no regresso de Nuno (Aves) parece-me estranho até pela qualidade que possuímos nos nossos quadros, Vale e Ventura. O regresso de Bruno Vale só faz sentido se Baia for embora e se for para ser segundo GR, se Nuno ingressar deve voltar a ser emprestado.

LATERAIS
Fucile e Cech estão seguros no plantel, o Bosingwa apesar do assédio de vários clubes deve se manter faltando assim um defesa esquerdo que deverá ser Lino (Académica), que já esta certo no plantel para o próximo ano. Com isto tudo ficamos com jogadores a mais para as laterais Mareque, Ezequias, Sonkaya e Leandro. Quero ver o que vão fazer com estes 4 excedentários.

CENTRAIS
Bruno Alves
é o único central que está seguro no plantel para a próxima época. Pedro Emanuel esteve este ano a recuperar e ainda não se sabe qual o verdadeiro estado clínico. Pepe deverá estar de saída, sempre que fala parece indicar que quer sair. João Paulo é o sucessor natural, mas as constantes lesões fazem dele uma incógnita. Se fosse treinador do FCP, vendia o Ricardo Costa e compraria um central com margem de progressão ou promovia um jogador da formação (Nuno Coelho (Standard de Liége) e João Pedro (Portimonense) que fizeram grandes épocas, principalmente o primeiro.). Mas a administração portista não parece muito interessada em vender Ricardo Costa.

MEIO CAMPO DEFENSIVO
Com as permanências de Assunção, Meireles e Lucho asseguradas ficamos com garantias para a próxima época. Com Ibson a mostrar interesse em sair do FCP enquanto Jesualdo for treinador julgo que teremos de ir ao mercado, mas só se o brasileiro sair. Madrid seria uma hipótese, mas o elevado valor que o Braga pediria será com toda a certeza um entrave. Kaz do Boavista também seria interessante. O regresso de Paulo Machado não seria descabido, o miúdo tem pinta, tem garra e por mim merecia uma oportunidade, até porque é polivalente, em quase todos os sectores do meio campo.

MEIO CAMPO OFENSIVO
Anderson deve permanecer na equipa, o próprio Anderson sabe que sair agora do FCP seria um erro. Jorginho não tem sido um jogador muito regular, se tivéssemos uma proposta razoável deveríamos pensar seriamente no assunto, até porque no mercado português jogadores como o Jorginho não nos faltam. Temos o Bonfim que não difere muito do Jorginho e que se calhar merece uma oportunidade (falasse que Bonfim pode rumar à Rússia, a ver vamos).

EXTREMOS
Esta é a zona do terreno onde, na minha opinião teremos mais dificuldades na próxima época. Deixar sair Quaresma seria um erro enorme. Ficaríamos sem opções válidas e teríamos dificuldades em conseguir um “outro Quaresma”. O que vale é o próprio 7 diz que “está mais perto de renovar”. Vieirinha deverá ser emprestado, falasse no Guimarães. Hélder Barbosa que vinha mostrando bons pormenores na Académica lesionou-se e deve ser emprestado novamente. O Tarik não deverá ter hipótese e deve ser dispensado. O Diogo Valente vem também de uma lesão e é na minha opinião aquele que mais hipótese tem de fazer parte do plantel, mas a ver vamos. Alan é fraquinho mas é um jogador esforçado e pode até merecer oportunidade. Temos o Ivanildo que não me parece uma opção válida e que deve ser, novamente emprestado. Temos ainda o Cláudio Pittbull que sempre mostrou bastante raça e bastante querer, poderá merecer uma oportunidade. Lisandro é avançado mas esta época tem jogado a extremo. Mesmo com tantas opções penso que deveríamos ir ao mercado, não é uma questao de não termos qualidade mas sim uma questao de não termos jogadores com experiência.

NA FRENTE
Adriano está seguro no FCP da próxima época, Lisandro segue-lhe as pisadas, pela qualidade e pela polivalência (até pode jogar a extremo). Postiga pela primeira volta merece ficar, mas se surgir uma boa proposta não pensem duas vezes. O Bruno Moraes é uma incógnita a lesão deverá lhe retirar dos relvados até Outubro/Novembro. Temos ainda o “criticado” Renteria, que merece no mínimo ser chamado para fazer a pré-temporada e tentar no mínimo mostrar o que vale.
Mesmo com as opções que possuímos sou da opinião que devíamos nos reforçar, no mercado nacional temos o Dady e o Linz, são opções com menos risco do que ir busca jogadores ao estrangeiro. Vamos esperar…

Sem comentários:

ATENÇÃO

Esta é uma página secundária, para voltar à página principal do blog clique AQUI.

ATENÇÃO

Esta é uma página secundária, para voltar à página principal do blog clique AQUI.

FCPORTO MAIS QUE UM CLUBE UMA NAÇÃO

O Jogo Online - Últimas Notícias

maisfutebol

Record OnLine