quarta-feira, 30 de maio de 2007

Somos BICAMPEÕES!!!

Após uns dias para meditar sobre a época que agora termina penso ser capaz de fazer uma análise à equipa bicampeã por sectores.

Na Baliza
Helton fez na primeira volta grandes exibições, na pior fase da época, em Janeiro, mostrou sinais de estar algo perturbado, mas no final pode-se dizer que a época foi positiva para o brasileiro.
Vítor Baia por sua vez teve um papel mais importante no balneário do que no campo. Jogou para a Taça com o Atlético, e sofreu um golo no mínimo esquisito, e para a consagração com o Aves.
Paulo Ribeiro foi nome para preencher as fichas de jogo. Não teve oportunidades.

Nas Laterais
Bosingwa foi o melhor elemento, sem duvidas foi o mais regular e aquele que mais evoluiu esta época. Uma agradável surpresa!
Fucile. Quis a ironia do destino que fosse contratado como defesa direito mas fosse titular como defesa esquerdo. Fiquei mais convencido com o uruguaio na esquerda do que na direita, mas temos jogador.
Cech é daqueles jogadores que todos os treinadores gostam de ter, como lateral ou no meio campo é sempre útil, esta época foi menos utilizado do que na anterior, mas voltou a me convencer
Mareque foi contratação de Inverno, custou-nos os olhos da cara e não vale nada. É fraco fisicamente, é demasiado baixo e é muito lento.

Centrais
Pepe foi o melhor central, esteve intransponível e mostrou que merece outros voos. A ver vamos!
Bruno Alves mostrou a todos aqueles que o criticaram que é um bom jogador e que nos vai dar muitas alegrias, o seu espírito combativo é de louvar.
João Paulo foi um dos mais azarados, esteve lesionado a maior parte da época e quando parecia estar recuperado voltou a se lesionar, é um jogador muito bom, mas este ano não teve sorte.
Pedro Emanuel não teve sorte esta época a lesão do joelho não lhe deixou jogar.

No meio campo defensivo
Paulo Assunção
esta época não foi tão determinante como na anterior, porem esteve muito bem e mostrou que podemos contar com ele.
Meireles esteve ao nível do ano passado, afinou o seu pontapé e marcou uns golos, a época foi positiva
Lucho esteve muito abaixo daquilo que nos habituou na época passada, o cansaço é um dos factores, mas o esquema táctico também pode ter ajudado, valeu pelos golos que marcou.
Ibson foi daqueles jogadores que mais me surpreendeu, pela negativa. Começou a época a jogar bem a tentar melhorar no remate de longe, mas sempre que teve oportunidades para jogar foi demasiado individualista. Tem de repensar a sua forma de jogar.

No meio campo ofensivo
Anderson fez uma primeira volta entusiasmante, até a lesão que o afastou por alguns meses. Voltou para a fase final da época mas sem o fulgor da primeira volta. A época foi positiva para ele.
Jorginho teve este ano um papel muito abaixo daquele que teve no ano transacto. Teve alguns problemas físicos no decorrer da época e não se conseguiu impor, na parte final da época pareceu que ia voltar aos velhos tempos, mas foi só fogo de vista.

Nos Extremos
Quaresma
foi um dos destaques este ano. As trivelas são cada vez mais conhecidas. Conseguiu aperfeiçoar a sua maneira de jogar e esta um senhor, espero continuar a vê-lo nos palcos nacionais.
Vieirinha começou bem a temporada mas no decorrer da mesma perdeu-se. Sempre que teve oportunidades não mostrou as suas credenciais. A época foi um fiasco.
Alan esteve no plantel? Não se viu o rapaz.

Na frente
Adriano foi, mais uma vez, o “homem do título”. Passou a primeira volta no departamento médico em Janeiro foi dado como dispensável mas a verdade é que marcou 11 golos. Está de parabéns!
Postiga fez uma excelente primeira volta! Marcou nove golos e espantou o país com a sua forma de jogar. Veio o Natal e o poder de fogo perdeu-se, Postiga valeu pela primeira volta que conseguiu.
Bruno Moraes esteve grande parte da primeira volta no departamento médico, mas ainda conseguiu dar um ar da sua graça, marcou um golo importante frente ao benfica mas foi, também ele perdendo o fulgor. Esta lesão no final da época vai lhe valer grande parte da próxima época. É pena, porque é um grande jogador.
Renteria faz-me lembrar o Bruno Alves. Chamam-lhe de “tosco” e “bruto” mas a verdade é que ainda não lhe consigo avaliar. Faz bons movimentos de rotura, mas tirando isso não vi muito mais, eu prefiro esperar por outras oportunidades. Parece-me que o colombiano ainda vai dar muitas alegrias, a nos portistas.

Não falei nos jogadores que estão emprestados e que fizeram parte deste plantel porque brevemente irei falar no plantel da próxima época e ai poderei falar um pouco mais nesses atletas.

Sem comentários:

ATENÇÃO

Esta é uma página secundária, para voltar à página principal do blog clique AQUI.

ATENÇÃO

Esta é uma página secundária, para voltar à página principal do blog clique AQUI.

FCPORTO MAIS QUE UM CLUBE UMA NAÇÃO

O Jogo Online - Últimas Notícias

maisfutebol

Record OnLine