quarta-feira, 30 de maio de 2007

Jesualdo vs. Adriaanse - Afinal quem ganha é o FCP

A tendência de todos nós é comparar os treinadores actuais com os treinadores do passado que tiveram sucesso. Poderia estar aqui a comparar o Prof. Jesualdo e Mourinho, mas seria injusto porque são ciclos que não se podem comparar.
Porto-Madeira
Adriaanse e Jesualdo são treinadores que se podem comparar, pertencem ao mesmo ciclo.
Apesar de muito criticado sempre apreciei o senhor Adriaanse, mostrou-se convicto nas suas capacidades e a sua teimosia deu ao FCP um campeonato e uma taça. É verdade que na Champions não conseguimos mais do que o 4º lugar, mas também não é menos verdade que conseguimos um maior à vontade na conquista dos dois troféus nacionais. Também não é menos verdade que com Jesualdo conseguimos conquistar o campeonato e conseguimos o apuramento para os 1/8 de final da Champions que para os níveis financeiros e de prestígio é mais importante do que a conquista de uma Taça de Portugal.
Porto-Madeira
No final quem ficou a ganhar com tudo isto foi o clube, e os dois treinadores, que conseguiram vencer os primeiros títulos como treinadores. Ah, não nos podemos esquecer do “nosso” Rui Barros, que venceu a Supertaça.

E a época foi assim...

Esta é a altura perfeita para fazermos rescaldos e fazermos alguns balanços sobre a época desportiva que agora finda.
Um dos cargos que mais se pode criticar é o cargo de treinador de futebol, e no FCP esse cargo é do Prof. Jesualdo Ferreira.
O professor chegou ao FCP numa altura em que nada poderia fazer em relação ao plantel que vinha de um sistema táctico muito diferente do habitual e de uma maneira de pensar o jogo algo diferente que foi implementado por Adriaanse.
Com um plantel que não foi idealizado por ele o Prof. conseguiu fazer uma grande primeira volta conseguindo alguns (muitos) pontos (9!) de vantagem sobre os mais directos perseguidores, na Champions conseguiu o apuramento para os 1/8 de final, num grupo que apesar de acessível só se tornou fácil porque tivemos um FCP de grande qualidade nos últimos quatros jogos da fase de grupo.
Se a primeira volta correu de feição e tudo foi perfeito, ou quase perfeito, a segunda volta veio a tornar-se num pequeno pesadelo. Após as férias de Natal perdemos no espaço de um mês com o Atlético (que significou na altura o afastamento da Taça de Portugal), com o Leiria e posteriormente com o Estrela. Na Champions só não seguimos em frente porque não tivemos a sorte do nosso lado, mas mostramos à Europa do futebol que continuamos a ser uma grande equipa, que o diga José Mourinho, que passou a eliminatória a sofrer.
Por seu turno no campeonato não conseguimos ser a equipa que fomos na primeira volta, jogos muito irregulares e exibições de nível muito baixo. A verdade é que conseguimos ser campeões, aliais bicampeões, e atingimos o nosso principal objectivo.

A verdade é que em dois anos conseguimos:

2 Campeonatos
2 Taça de Portugal
1 Supertaça de Portugal
2 Presenças na fase de grupos da Champions (alcançou os 1/8 de final este ano)

FCPORTO versão 2007/08

Começa agora o período de transferências e julgo que é no mínimo importante, cada um dar a sua opinião sobre que plantel gostaria que o FCPORTO tivesse na próxima época. É claro que temos de ser realistas, e temos de conseguir ter consciência que o nosso clube não “nada em dinheiro”.

BALIZA
Devemos segurar Helton a não ser que tenhamos uma boa proposta (tipo 5M €), Baia parece estar de saída, parece não se sentir bem no banco. A decisão deve ser dele, mas acho que deveria continuar. Duvido que Paulo Ribeiro fique pelo 3º ano consecutivo como eterno suplente, por mim seria emprestado e ficaria o Ventura como 3º GR. Falasse no regresso de Nuno (Aves) parece-me estranho até pela qualidade que possuímos nos nossos quadros, Vale e Ventura. O regresso de Bruno Vale só faz sentido se Baia for embora e se for para ser segundo GR, se Nuno ingressar deve voltar a ser emprestado.

LATERAIS
Fucile e Cech estão seguros no plantel, o Bosingwa apesar do assédio de vários clubes deve se manter faltando assim um defesa esquerdo que deverá ser Lino (Académica), que já esta certo no plantel para o próximo ano. Com isto tudo ficamos com jogadores a mais para as laterais Mareque, Ezequias, Sonkaya e Leandro. Quero ver o que vão fazer com estes 4 excedentários.

CENTRAIS
Bruno Alves
é o único central que está seguro no plantel para a próxima época. Pedro Emanuel esteve este ano a recuperar e ainda não se sabe qual o verdadeiro estado clínico. Pepe deverá estar de saída, sempre que fala parece indicar que quer sair. João Paulo é o sucessor natural, mas as constantes lesões fazem dele uma incógnita. Se fosse treinador do FCP, vendia o Ricardo Costa e compraria um central com margem de progressão ou promovia um jogador da formação (Nuno Coelho (Standard de Liége) e João Pedro (Portimonense) que fizeram grandes épocas, principalmente o primeiro.). Mas a administração portista não parece muito interessada em vender Ricardo Costa.

MEIO CAMPO DEFENSIVO
Com as permanências de Assunção, Meireles e Lucho asseguradas ficamos com garantias para a próxima época. Com Ibson a mostrar interesse em sair do FCP enquanto Jesualdo for treinador julgo que teremos de ir ao mercado, mas só se o brasileiro sair. Madrid seria uma hipótese, mas o elevado valor que o Braga pediria será com toda a certeza um entrave. Kaz do Boavista também seria interessante. O regresso de Paulo Machado não seria descabido, o miúdo tem pinta, tem garra e por mim merecia uma oportunidade, até porque é polivalente, em quase todos os sectores do meio campo.

MEIO CAMPO OFENSIVO
Anderson deve permanecer na equipa, o próprio Anderson sabe que sair agora do FCP seria um erro. Jorginho não tem sido um jogador muito regular, se tivéssemos uma proposta razoável deveríamos pensar seriamente no assunto, até porque no mercado português jogadores como o Jorginho não nos faltam. Temos o Bonfim que não difere muito do Jorginho e que se calhar merece uma oportunidade (falasse que Bonfim pode rumar à Rússia, a ver vamos).

EXTREMOS
Esta é a zona do terreno onde, na minha opinião teremos mais dificuldades na próxima época. Deixar sair Quaresma seria um erro enorme. Ficaríamos sem opções válidas e teríamos dificuldades em conseguir um “outro Quaresma”. O que vale é o próprio 7 diz que “está mais perto de renovar”. Vieirinha deverá ser emprestado, falasse no Guimarães. Hélder Barbosa que vinha mostrando bons pormenores na Académica lesionou-se e deve ser emprestado novamente. O Tarik não deverá ter hipótese e deve ser dispensado. O Diogo Valente vem também de uma lesão e é na minha opinião aquele que mais hipótese tem de fazer parte do plantel, mas a ver vamos. Alan é fraquinho mas é um jogador esforçado e pode até merecer oportunidade. Temos o Ivanildo que não me parece uma opção válida e que deve ser, novamente emprestado. Temos ainda o Cláudio Pittbull que sempre mostrou bastante raça e bastante querer, poderá merecer uma oportunidade. Lisandro é avançado mas esta época tem jogado a extremo. Mesmo com tantas opções penso que deveríamos ir ao mercado, não é uma questao de não termos qualidade mas sim uma questao de não termos jogadores com experiência.

NA FRENTE
Adriano está seguro no FCP da próxima época, Lisandro segue-lhe as pisadas, pela qualidade e pela polivalência (até pode jogar a extremo). Postiga pela primeira volta merece ficar, mas se surgir uma boa proposta não pensem duas vezes. O Bruno Moraes é uma incógnita a lesão deverá lhe retirar dos relvados até Outubro/Novembro. Temos ainda o “criticado” Renteria, que merece no mínimo ser chamado para fazer a pré-temporada e tentar no mínimo mostrar o que vale.
Mesmo com as opções que possuímos sou da opinião que devíamos nos reforçar, no mercado nacional temos o Dady e o Linz, são opções com menos risco do que ir busca jogadores ao estrangeiro. Vamos esperar…

Somos BICAMPEÕES!!!

Após uns dias para meditar sobre a época que agora termina penso ser capaz de fazer uma análise à equipa bicampeã por sectores.

Na Baliza
Helton fez na primeira volta grandes exibições, na pior fase da época, em Janeiro, mostrou sinais de estar algo perturbado, mas no final pode-se dizer que a época foi positiva para o brasileiro.
Vítor Baia por sua vez teve um papel mais importante no balneário do que no campo. Jogou para a Taça com o Atlético, e sofreu um golo no mínimo esquisito, e para a consagração com o Aves.
Paulo Ribeiro foi nome para preencher as fichas de jogo. Não teve oportunidades.

Nas Laterais
Bosingwa foi o melhor elemento, sem duvidas foi o mais regular e aquele que mais evoluiu esta época. Uma agradável surpresa!
Fucile. Quis a ironia do destino que fosse contratado como defesa direito mas fosse titular como defesa esquerdo. Fiquei mais convencido com o uruguaio na esquerda do que na direita, mas temos jogador.
Cech é daqueles jogadores que todos os treinadores gostam de ter, como lateral ou no meio campo é sempre útil, esta época foi menos utilizado do que na anterior, mas voltou a me convencer
Mareque foi contratação de Inverno, custou-nos os olhos da cara e não vale nada. É fraco fisicamente, é demasiado baixo e é muito lento.

Centrais
Pepe foi o melhor central, esteve intransponível e mostrou que merece outros voos. A ver vamos!
Bruno Alves mostrou a todos aqueles que o criticaram que é um bom jogador e que nos vai dar muitas alegrias, o seu espírito combativo é de louvar.
João Paulo foi um dos mais azarados, esteve lesionado a maior parte da época e quando parecia estar recuperado voltou a se lesionar, é um jogador muito bom, mas este ano não teve sorte.
Pedro Emanuel não teve sorte esta época a lesão do joelho não lhe deixou jogar.

No meio campo defensivo
Paulo Assunção
esta época não foi tão determinante como na anterior, porem esteve muito bem e mostrou que podemos contar com ele.
Meireles esteve ao nível do ano passado, afinou o seu pontapé e marcou uns golos, a época foi positiva
Lucho esteve muito abaixo daquilo que nos habituou na época passada, o cansaço é um dos factores, mas o esquema táctico também pode ter ajudado, valeu pelos golos que marcou.
Ibson foi daqueles jogadores que mais me surpreendeu, pela negativa. Começou a época a jogar bem a tentar melhorar no remate de longe, mas sempre que teve oportunidades para jogar foi demasiado individualista. Tem de repensar a sua forma de jogar.

No meio campo ofensivo
Anderson fez uma primeira volta entusiasmante, até a lesão que o afastou por alguns meses. Voltou para a fase final da época mas sem o fulgor da primeira volta. A época foi positiva para ele.
Jorginho teve este ano um papel muito abaixo daquele que teve no ano transacto. Teve alguns problemas físicos no decorrer da época e não se conseguiu impor, na parte final da época pareceu que ia voltar aos velhos tempos, mas foi só fogo de vista.

Nos Extremos
Quaresma
foi um dos destaques este ano. As trivelas são cada vez mais conhecidas. Conseguiu aperfeiçoar a sua maneira de jogar e esta um senhor, espero continuar a vê-lo nos palcos nacionais.
Vieirinha começou bem a temporada mas no decorrer da mesma perdeu-se. Sempre que teve oportunidades não mostrou as suas credenciais. A época foi um fiasco.
Alan esteve no plantel? Não se viu o rapaz.

Na frente
Adriano foi, mais uma vez, o “homem do título”. Passou a primeira volta no departamento médico em Janeiro foi dado como dispensável mas a verdade é que marcou 11 golos. Está de parabéns!
Postiga fez uma excelente primeira volta! Marcou nove golos e espantou o país com a sua forma de jogar. Veio o Natal e o poder de fogo perdeu-se, Postiga valeu pela primeira volta que conseguiu.
Bruno Moraes esteve grande parte da primeira volta no departamento médico, mas ainda conseguiu dar um ar da sua graça, marcou um golo importante frente ao benfica mas foi, também ele perdendo o fulgor. Esta lesão no final da época vai lhe valer grande parte da próxima época. É pena, porque é um grande jogador.
Renteria faz-me lembrar o Bruno Alves. Chamam-lhe de “tosco” e “bruto” mas a verdade é que ainda não lhe consigo avaliar. Faz bons movimentos de rotura, mas tirando isso não vi muito mais, eu prefiro esperar por outras oportunidades. Parece-me que o colombiano ainda vai dar muitas alegrias, a nos portistas.

Não falei nos jogadores que estão emprestados e que fizeram parte deste plantel porque brevemente irei falar no plantel da próxima época e ai poderei falar um pouco mais nesses atletas.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Somos BICAMPEÕES!!!

Após a vitoria contra o Aves no Estádio do Dragão, o maravilhoso FC PORTO tornou-se BICAMPEÃO.
A conquista deste campeonato é inteiramente justa, de uma equipa que desde a 2ªjornada esteve sempre em 1ºlugar, e que por diversas vezes jogou com magia, encantando o Mundo do Futebol.
Porto-Madeira
Enquanto uns, para se desculpar dos seus fracassos falavam do "Apito Dourado", o FC PORTO lutou contra tudo e contra todos para ser o que realmente é... Campeão!!!
Porto-Madeira
Foi uma luta intensa, com várias lesões pelo meio, mas fomos sempre melhores.
Mesmo quando pressionados, mostramos que somos os melhores e nunca perdemos a liderança, destaco o jogo no estádio da luz, em que estivemos a ganhar e sofremos um golo irregular, que ditou o empate, num jogo em que o benfica podia em caso de vitória passar para o 1ºlugar.
Porto-Madeira
Soubemos também manter a liderança, apesar dos erros de Jesualdo Ferreira, que por diversas vezes foi teimoso e com opções menos conseguidas, prejudicou a equipa. Pode ter a desculpa de não ter sido ele a escolher a equipa para trabalhar, mas na abertura do mercado falhou redondamente nas contratações. Casos de Mareque e Renteria.
Porto-Madeira
Adriano, foi uma vez mais o jogador do Título, apesar de Jesualdo o ter como dispensável, mas Adriano acreditou nas suas qualidades e demonstrou ser peça chave na equipa de todos nós.
Dispensar um jogador com o Adriano cabe na cabeça de alguém? Só mesmo o Jesualdo.
É certo que o FC PORTO precisa de estabilidade, mas essa estabilidade é feita quando existe qualidade, qualidade essa que Jesualdo não dispõem.
Porto-Madeira
Jesualdo Ferreira é um grande profissional, isso não está em causa, mas a meu ver não é o treinador com ambição e atitude que o FC PORTO precisa para a atacar todas as competições em que participa.
Porto-Madeira
Obrigado FC PORTO... Obrigado eterno Campeão!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Formação - Sub-15 - benfica 1 - FCPORTO 3

Manhã fria,ventosa e chuvosa para um jogo quente.
Porto-Madeira
Jogo no Caixa Campus Futebol do benfica em que o relvado estava muito bom - mas para que tanta rega antes do jogo? mais ainda quando chuveu durante o jogo - excelente assistência na bancada (500 +/-) onde se destacavam vários jogadores sub15 do sporting e do belenenses, presentes também o srº LUIS CASTRO acompanhado do director do s.l.b ANTÓNIO CARRAÇA .
Porto-Madeira
O jogo começou com o benfica ao ataque o que era de esperar pois só a vitória lhes interessava e como consequência nos primeiros minutos obrigou o F.C.PORTO a jogar mais recuado e a não conseguir sair com a bola controlada merce de uma pressão constante por parte dos jogadores encarnados.
Porto-Madeira
O vento soprava forte a favor do benfica e em 2/3 jogadas bem deliniadas pelos encarnados só não chegaram ao golo porque RAFA esteve em grande com saidas da baliza com muita segurança e com uma defesa espéctacular num cabeceamento na marcação de um pontapé de canto.
Porto-Madeira
Estava-se nesta toada atacante benfiquista e o F.C.PORTO só conseguia sair em contra ataque e por 2 ocasiões FLÁVIO muito bem desmarcado perante o g.r não fez o melhor seguimento da bola e esta saiu junto á base do poste por 2 vezes!!
Porto-Madeira
O F.C.PORTO com esta 2 jogadas impôs respeito ao benfica que começou a jogar mais retraido o que os AZUIS aproveitaram para com o futebol mais apoiado no seu meio campo começarem a deliniar excelentes jogadas de ataque e numa delas novamente FLÁVIO desmarcado pelo meio e pleno de força e raça entre os centrais entrou na grande área e á saida do g.r desviou (desta vez bem) e GOLOOO estava feito o 1º a comemoração do 1º golo.
Porto-Madeira
O benfica sentiu forte o golo e encolheu-se dando o que não tinha dado até então ao F.C.PORTO ...espaço para trocar a bola e para apareçer a criatividade dos jogadores azuis e numa dessas jogadas bem deliniadas apareçe o 2º golo excelentemente marcado com remate cruzado por GRADISSIMO ....estava feito o 2º no espaço de 5m.
Porto-Madeira
Oa jogadores benfiquistas estavam espantados ainda com tudo o que estava a acontecer quando com a ajuda do vento uma bola bombeada para a área portista HUGO ao parar a bola no peito ela faz um trajecto esquisito e acaba no braço do excelente defesa ....PÉNALTI ..e consequente golo para o benfica mas com RAFA a quase a defender o castigo máximo.
Porto-Madeira
1-2 em apenas 15m estava a aquecer o jogo com muito incentivo da parte dos benfiquistas presentes nas bancadas.
Porto-Madeira
O F.C.PORTO continuou a pressionar e jogar bem quando num lance de bola parada (canto) o benfica marca para o centro da área e sem ninguém interceptar a bola esta foge das mãos de rafa e sobra para o atacante do benfica que foi só empurrar para o fundo das redes!!!!resultado com que se foi para o intervalo.
Porto-Madeira
Na 2ªparte o jogo foi mais confuso com o benfica satisfeito com o resultado (pareceu-me) a não atacar muito ou nada e o F.C.PORTO a mandar no jogo mas sem criar grande perigo pois muitas bolas perdiam-se no meio campo onde a disputa pela bola era muita e confusa.Foi então feita a 1ªsubstituição com a entrada do TELMO que veio dar maior força ao meio campo.
Porto-Madeira
A equipa do benfica não conseguia sair com perigo do seu maio campo e o F.C.PORTO com saidas rápidas para o ataque conseguia arrancar livres directos fora de área mas sem consequências para a baliza vermelha.Com a entrada de JOÃO COSTA para os ultimos 15 m o F.C.PORTO começou a levar perigo pelos flancos para a baliza do benfica e num desses lances que deu em canto na marcação do mesmo numa jogada parecida com o 2ºgolo encarnado, HUGO BOSS apanha a bola entretanto ressaltada num defesa e com alguma sorte á mistura faz o 3º...GOLOOOA FESTEJAR O 3º GOLO.
Porto-Madeira
Golo que fez acordar o benfica que já não contava perder o jogo e nos ultimos minutos jogou em contraataque e num lance de livre só não marcou porque RAFA FEZ NOVAMENTE UMA EXCELENTE DEFESA que valeram os 3 pontos muito saborosos.
Foi um jogo quentinho mas sem maldade de ambas as partes com o árbitro a mostrar só 1 cartão amrelo a TELMO por entrada mais durinha.
Porto-Madeira
VITÓRIA JUSTISSIMA DA MELHOR EQUIPA SOBRE O RELVADO BEM MERECERAM OS APLAUSOS DO PUBLICO PRESENTE.O F.C.PORTO JOGOU COM:
Porto-Madeira
G.R-RAFA
DEFESAS-XAVIER-HUGO BOSS-TIAGO BORGES-DAVIDE
MÉDIOS-AMORIM-GRADISSIMO 45m-SÉRGIO
AVANÇADOS-FLÁVIO-PIPO-TIAGO 55m
JOGARAM AINDA:TELMO 45m-JOÃO COSTA 55m
Porto-Madeira
MARCARAM PELO F.C.PORTO
FLÁVIO 1
GRADISSIMO 1
HUGO 1

sexta-feira, 18 de maio de 2007

O título...por todos nós!!!

Já cheira a título no Dragão!!!
É já no domingo que o nosso FC PORTO, com a sua Raça, Glória e Ambição, vai levar Portugal à rua para celebrar mais uma maravilhosa conquista do fantástico F.C. PORTO.
Espalhando classe, magia ou simplesmente bom futebol, esta equipa é grandiosa. Inveja, ódio, e muitos mais são os sentimentos dos nossos inimigos em relação ao FC PORTO.
Porto-Madeira
A semana passada foi de sofrimento em Paços de Ferreira- o FC PORTO chegou a perder a liderança durante algum tempo, mas conseguiu empatar por intermédio de Adriano, aliviando todos os portistas, dependendo apenas de si para chegar ao título.
Porto-Madeira
Agora, basta-nos vencer o Aves para sermos Campeões. Não será fácil derrubar o muro do Aves, mas é nestes momentos que os nossos jogadores são Heróis e ultrapassam todas as barreiras.
A nossa força, a nossa luta e a nossa fé, vão fazer com que sejamos aquilo que já somos....Campeões!!!
Porto-Madeira
A equipa para o jogo Mágico: Helton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fucile, Paulo Assunção, Lucho e Anderson, Quaresma, Lisandro e Adriano.
Porto-Madeira
Boa sorte Campeão!!!

Sejam Heróis!!!

Chega finalmente ao fim mais um campeonato equilibrado, mas mal jogado.
Por incrível que pareça, o FC PORTO adiou ao máximo a conquista do título, e o mais incrível, é a obrigação de ter que ganhar na ultima jornada para poder festejar.
Tendo conquistado 40 pontos na 1ªvolta, a 2ºvolta deixa muito a desejar (apenas 26 pontos até ao momento).
Porto-Madeira
Uma quebra de produção inexplicável, aproveitada pelos lisboetas para a aproximação ao topo num equilíbrio enganador.
Porto-Madeira
Para o jogo no Dragão, com o D.Aves, o FC PORTO terá a possibilidade de fazer uma exibição de "encher o olho" e mostrar ao país e ao Mundo, que está vivo e recomenda-se.
Porto-Madeira
Num ambiente que promete ser fantástico, os golos não faltaram.
Porto-Madeira
Depois do jogo, será a festa, a loucura, a emoção e a confirmação de uma coisa: Somos e Sempre Seremos os Melhores, viva ao FC PORTO!!!

sábado, 12 de maio de 2007

Paços de Ferreira vs. FCPORTO (19h15)

Uma semana depois do regresso às vitórias deslocamo-nos a um estádio onde derrotar a equipa da casa é tarefa muitíssimo difícil. O nosso FCPORTO vai ter de demonstrar chama de Dragão e jogo de Campeão. Temos de mostrar aquilo que valemos!
Porto-Madeira
Convocados
Adriano, Anderson, Bosingwa, Bruno Alves, Fucile, Hélder Postiga, Helton, João Paulo, Jorginho, Lisandro Lopez, Lucho González, Paulo Assunção, Pepe, Quaresma, Raul Meireles, Renteria, Ricardo Costa, Vieirinha e Vítor Baía.
Porto-Madeira
Julgo que Jesualdo vai apostar na seguinte equipa:
Guarda-redes – Hélton
Defesa direito – Bosingwa
Defesa esquerdo – Fucile
Defesas centrais – Pepe e Bruno Alves
Médios – Lucho, Assunção e Anderson
Avançados – Lisandro, Quaresma e Adriano
Porto-Madeira
Disposição da equipa em campo
Com todos os elementos do plantel em condições a equipa deverá jogar em 4-3-3 sendo que esta equipa que irá jogar é sem margem para duvidas a melhor equipa que Jesualdo poderá utilizar.
Porto-Madeira
Arbitragem
Paulo Paraty, árbitro internacional foi o nomeado. Estranho a nomeação deste homem do apito, espero que pura e simplesmente seja melhor do que ele mesmo. A toda a equipa de arbitragem desejo um bom jogo.
Porto-Madeira
Conclusão
Vencer é a palavra de ordem, empatar seria um mal menor, mas só temos de pensar em vencer.
Porto-Madeira
Força PORTO!
Porto-Madeira
Vamos vencer!!!

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Formação - Sub-15 - FCPORTO 2 vs. Sporting 1

Um domingo de manhã excelente para um jogo. Relvado em excelente condições (como é hábito), muito boa presença de pessoas e crianças nas bancadas do Olival para presenciar o jogo.F.C.PORTO X SPORTING era um jogo que se percebeu desde o apito inicial do árbitro nenhum dos dois queria perder, o que não se percebe é porque razão entraram os jogadores do FCPORTO tão ansiosos em jogo o que permitiu que os leões fossem mandões em quase toda a 1ªparte onde dispuseram de 3 oportunidades para marcar mas RAFAEL em excelente forma e com intervenções dificeis não permitiu tal intento por parte dos leões.
Porto-Madeira
O F.C.PORTO durante 20/25 da 1ªparte falhou muitos passes a meio campo e nas saidas para o contra ataque a bola ou era cortada pelo adversário ou o passe saia mal.Nos ultimos 20 m da 1ª parte os jovens dragões acertaram nas marcações e com a bola a circular de pé para pé desde a defesa(melhor sector) que esteve em particular destaque pela forma como TIAGO BORGES E HUGO no centro do terreno tudo limparam,o F.C.PORTO começou a ameaçar a baliza do sporting e TIAGO com remate fortissimo fez a bola passar muito perto do poste já acabar a 1ªparte.
Porto-Madeira
A 2ªparte do jogo trouxe como novidade aquilo que já temos visto esta época...um F.C.PORTO mandão a jogar sobre o adversário a pressionar alto e como consequência o sporting a não conseguir atrapalhar a baliza do RAFA. Aos 10m da 2ªparte entra JOÃO COSTA que veio mexer ainda mais na frente de ataque Aos 15m entrou TELMO que veio dar mais força e frescura ao meio campo e se então o F.C.PORTO já mandava passou a pressionar ainda mais e não deixava sair do seu meio campo o sporting que só através de contra ataques esporádicos se libertavam mas onde invariávelmente encontravam TIAGO BORGES E HUGO a tudo cortarem estiveram excelentes.Aos 60m minutos numa jogada a meio campo JOÃO COSTA recebe a bola passa dois adversários e liberta para PIPO que já dentro da área remata á base do poste e no ressalto esta embate nas costas do g.r e entra ....tava feito o 1º e mais dificil.
festa do 1ºgolo
O sporting sentiu o golo e não consegui libertar-se da pressão que o F.C.PORTO fazia pois ainda se estava a saboriar o 1º quando numa jogada de contra ataque puro FLÁVIO pelo meio dos centrais consegue fugir-lhes e á saida do g.r leonino remata cruzado e GOLOOOO...
festa do 2º golo
O SPORTING como que acordado do pesadelo em que estava mergulhado volta então ao jogo e em bolas em profundidade consegue começar a sair do seu meio campo e numa dessas jogadas ganha canto.Canto esse em que quase toda a equipa do sporting dentro da área do F.C.PORTO a bola é colocada na zona da pequena área e sem marcação o avançado entretanto entrado do sporting cabeceia á vontade para golo.Foi a unica falha da equipa a defender em todo o jogo.uma palavra para a equipa de arbitragem que me pareceu com tendência para as cores verdes pois várias faltas a favor do F.C.PORTO que não foram marcadas e onde o fiscal de linha do lado da bancada esteve mal em vários lances sempre contra o F.C.PORTO.
Porto-Madeira
O F.C.PORTO JOGOU COM:
Porto-Madeira
G.R-RAFA
Porto-Madeira
DEFESAS-DAVID-TIAGO BORGES-HUGO BOSS-XAVIER
Porto-Madeira
MÉDIOS-SÉRGIO-AMORIM 55m-GRADISSIMO
Porto-Madeira
AVANÇADOS-FLÁVIO-PIPO-TIAGO45m
Porto-Madeira
JOGARAM AINDA:
Porto-Madeira
JOÃO COSTA 45m-
Porto-Madeira
TELMO 55m
Porto-Madeira
MARCARAM PELO F.C.PORTO:
Porto-Madeira
PIPO 1
Porto-Madeira
FLÁVIO 1

domingo, 6 de maio de 2007

Ganhámos, faltam-nos 4 pontos, ou talvez nao...

2 - 0

Ganhámos!!!
Não tive a disponibilidade de ver o jogo na íntegra, vi os últimos 35 minutos, que coincidiram com os golos do FCP, portanto esta semana não posso dar opinião global sobre o jogo.
Porto-Madeira
Nos últimos 35 minutos marcamos dois golos (e que golos!), em excelentes jogadas, no primeiro golo, grande jogada colectiva que culmina no toque de Anderson e no segundo grande jogada individual do Jurema que assistiu o trabalhador Fucile.
Porto-Madeira
Não gostei da forma como a equipa entrou na segunda parte pareceu-me algo nervosa, mas pronto se calhar faz parte da pressão que toda a comunicação social vem fazendo, até dos próprios adeptos que a certa altura já assobiavam.
Porto-Madeira
Pelo que me disseram, até porque ainda não tive oportunidade de ver, anularam-nos dois golos na primeira parte, uma bem anulado, e outro muito mal anulado ao Lixa. Os erros fazem parte do futebol, mas são sempre contra o FCP, por isso cada vez mais fico chateado com as arbitragens.
Porto-Madeira
Para mim o melhor em campo foi Anderson, mas é preciso ter em atenção que só vi os últimos minutos de jogo.
Porto-Madeira
Caros amigos, colegas, familiares, faltam-nos 4 pontos (ou não) para o BI-CAMPEONATO.

Atitude de Campeão!!!

Em mais uma noite categórica, o FC PORTO ganhou no Estádio do Dragão o nacional por 2-0.
Uma vitória tão justa quanto importante, num jogo em que os nossos jogadores brilharam. O FC PORTO dominou o jogo do principio ao fim, sem que o nacional consegui-se incomodar o nosso guarda-redes Helton.
Porto-Madeira
Com outra atitude, o FC PORTO mostrou que está vivo, e que é sem margens para dúvidas, a melhor equipa Portuguesa.
Porto-Madeira
Fantástica exibição dos nossos jogadores, com destaque para o Génio de Anderson. É um encanto ver este puto a jogar. A sua criatividade baralhou por completo a equipa do nacional.
Porto-Madeira
Na primeira parte o FC PORTO pecou na finalização. O guarda-redes do nacional evitou por enumeras vezes o golo dos Campeões, e quando não era o Diego Benaglio a evitar o golo dos portistas, era a equipa de arbitragem a anular mal um golo a Lisandro. Mais uma vez o FC PORTO foi prejudicado pela equipa de arbitragem.
Na segunda parte, apareceu de forma decisiva todo o talento de Anderson. Um golo de alto nível e uma assistência magistral para Fucile marcar. É demais evidente que Anderson tem que jogar. A equipa muda por completo quando o prodígio está em campo.
Porto-Madeira
Lisandro também trouxe outra alma à equipa. Um jogador com garra e atitude de um verdadeiro Campeão. Pelos vistos tenho razão quando peço a titularidade de Anderson e de Lisandro. A prova está á vista de todos nós.
Em grande forma encontra-se Bosingwa. Não tenho palavras para descrever as arrancadas do lateral. Velocidade, técnica e bons cruzamentos... tudo isto Bosingwa demonstrou no jogo de ontem.
Sem Bruno Alves e Pepe na defesa, João Paulo foi enorme. Uns furos bem acima em relação a Ricardo Costa, João Paulo viu Diego Benaglio evitar um golo que parecia certo.
Porto-Madeira
Com está vitória, a nosaa equipa continua na frente e coloca pressão ao benfica e ao sporting, na luta pelo título.
A próxima batalha é em Paços de Ferreira, onde o FC PORTO deverá contar com um grande apoio, em mais uma invasão portista.

sábado, 5 de maio de 2007

FCPORTO vs. Nacional (19h15)

Após uma semana em que tivemos em risco de perder pontos em relação ao segundo classificado, valeu-nos a sorte. Continuamos esta semana no 1º lugar da classificação com os mesmos 62 pontos da ultima semana. Voltamos a defrontar uma equipa que equipa de preto e branco, espero outra atitude da nossa equipa.
Porto-Madeira
Convocados
Adriano, Alan, Anderson, Bosingwa, Cech, Fucile, Helton, Ibson, João Paulo, Jorginho, Lisandro Lopez, Lucas, Lucho González, Paulo Assunção, Pepe, Raul Meireles, Renteria, Ricardo Costa e Vítor Baía.
Porto-Madeira
Julgo que Jesualdo vai apostar na seguinte equipa:
Guarda-redes – Hélton
Defesa direito – Bosingwa
Defesa esquerdo – Fucile
Defesas centrais – Ricardo Costa e Pepe
Médios – Lucho, Assunção e Meireles
Avançados – Lisandro, Anderson e Adriano
Porto-Madeira
Disposição da equipa em campo
Mesmo sem Quaresma Jesualdo deve continuar o 4-3-3 que usou a semana passada, não é de descartar a possibilidade de utilização do 4-4-2 mas julgo que irá utilizar a primeira disposição em campo
Porto-Madeira
Arbitragem
Cosme Machado, árbitro de Braga foi o escolhido para arbitrar o Porto vs Nacional. Semana após semana esta comissão de arbitragem nomeia árbitros não internacionais para os jogos do FCP, será por acaso? Bem espero que o árbitro de Braga seja isento e beneficie o espectáculo. Bertino Miranda e José Oliveira são os assistentes que formam o trio de arbitragem. A todos eles desejo um bom jogo.
Porto-Madeira
Conclusão
Temos de limpar a má imagem deixada no último jogo, entrar em campo e resolver o jogo na primeira parte é crucial. Vamos ter de jogar à Porto, quem joguem todos com a mesma raça e pujança que o Jurema e o Lixa e iremos vencer!
Porto-Madeira
Força PORTO!
Porto-Madeira
Vamos vencer!!!

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Ganhar, ganhar e ganhar!!!

É esta a palavra de ordem para os jogos que faltam para o fim do campeonato, e o primeiro é já amanhã (19h15min Sporttv) no estádio do Dragão, com o FC PORTO a receber o nacional.
Porto-Madeira
A principal ausência é a de Ricardo Quaresma - que apesar do péssimo jogo no bessa, é um jogador a quem não podemos tirar a importância que tem nesta equipa. Sem o Mágico, é certo o regresso à titularidade de Lisandro, que está totalmente recuperado da lesão que o afastou da equipa, e já provou isso no jogo com o belenenses e no bessa, onde foi visível a garra com que luta em cada lance. É um jogador à PORTO!!!
Porto-Madeira
De regresso ao onze estará também Anderson, a não ser que a teimosia ou a medrice de Jesulado Ferreira faça com que Anderson comece o jogo no banco.

O nosso prodígio tem que jogar. No bessa foi o jogador que conseguiu algo de mais positivo, e para meu espanto, apenas jogou a 2ºparte. É notória a falta de alguém que organize e pense o jogo portista, e Anderson é o jogador ideal para desempenhar essa função. A sua imprevisibilidade é importante nesta equipa do FC PORTO.
Depois de 5 jogos consecutivos a ser suplente utilizado, já é mais do que tempo para Anderson ser titular. Basta de medo!!!
Os melhores jogadores têm que jogar, sendo a meu ver incompreensível que Jorginho e Postiga, que somam prestações poucos positivas, continuem a merecer um lugar no onze dos Campeões.
Isto não é criticar, é apenas o sentimento de um portista magoado com a exibição e atitude da equipa no jogo do bessa.
Porto-Madeira
Uma boa notícia é o regresso de Paulo Assunção. O meio campo sente a sua falta, e o seu regresso é esperado por todos nós portistas.
De regresso aos convocados está igualmente Pepe, mas é mais do que provável que comece o jogo no banco.
Porto-Madeira
Eis a equipa que Jesualdo deverá apostar: Helton, Bosingwa, Ricardo Costa, João Paulo e Fucile, Paulo Assunção, Lucho e Ibson, Anderson, Lisandro e Adriano.
Porto-Madeira
Boa sorte Campeão!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Jesualdo Ferreira: «Acréscimo de confiança e optimismo»

O F.C. Porto recebe o Nacional, este sábado, pelas 19h15, no Estádio do Dragão, num encontro que Jesualdo Ferreira antevê complicado para os Dragões, perante um adversário tradicionalmente difícil. Apesar disso, o treinador da formação azul e branca está confiante na determinação dos seus jogadores para vencer e assim ficar mais próximos de atingir o objectivo do título.
Porto-Madeira
Entre as várias declarações proferidas, que a seguir transcrevemos, o técnico portista desvalorizou o resultado verificado frente ao Boavista, assegurando haver um acréscimo de confiança e optimismo dentro do grupo de trabalho, motivado pela distância pontual que separa o F.C. Porto dos adversários directos.
Porto-Madeira
Sistema pode não ser alterado
«As ausências de Bruno Alves e Quaresma só são limitativas no sentido de reduzirem as opções em campo. O facto de não podermos contar com um extremo não quer dizer que tenhamos obrigatoriamente de alterar o esquema de jogo, até porque existe uma base de trabalho no F.C. Porto e pode não ser preciso mudar, caso nos pareça que a equipa vai responder bem no mesmo sistema.»
Porto-Madeira
Atitude diferente contra o Nacional
«Temos noção de que não fomos suficientemente competentes no jogo frente ao Boavista e sabemos que temos de adoptar uma atitude diferente contra o Nacional.No entanto, posso-vos garantir que, apesar da derrota, há um acréscimo de confiança e optimismo dentro do grupo de trabalho, sobretudo porque a história do campeonato é-nos mais favorável agora do que já foi noutras jornadas.»
Porto-Madeira
Sempre na liderança do campeonato
«Desde a primeira jornada, nunca soubemos o que é estar atrás no campeonato. Continuamos a não ter margem para erro, como já não tínhamos depois do encontro diante do Benfica, mas estamos agora numa situação mais privilegiada, uma vez que temos mais pontos de vantagem [3] do que na altura [1]. Aliás, penso que ultrapassámos muito bem o empate na Luz, pois fizemos uma série de pontos consecutivos e reforçamos inclusivamente a liderança.»
Porto-Madeira
Objectivo à porta de ser atingido
«O F.C. Porto é a equipa que mais jogos ganhou em casa, mas isso não significa que o Nacional não nos vá criar dificuldades no Dragão. Contudo, a nossa determinação é muito grande, sobretudo porque sabemos que estamos à porta de atingir o objectivo ambicionado desde o primeiro dia, pelo que, embora espere um jogo complicado, não posso deixar de estar confiante.»
Porto-Madeira
Decisão do título passa pelo F.C. Porto
«Acho que a luta pelo título não está reduzida a duas, mas sim três equipas. Mas a verdade é que o F.C. Porto é a única que ainda só depende de si própria para ser campeã. Por isso, estou certo de que a decisão do título vai passar sempre pelos resultados obtidos pelo F.C. Porto nas partidas que restam. Temos três jogos para ganhar e estar na frente da classificação coloca-nos numa situação mais agradável.»
Porto-Madeira
Informação retirada na totalidade do site oficial do clube

terça-feira, 1 de maio de 2007

Helton a 100%

Depois do guarda-redes ter sido sujeito a tratamento no dia de ontem, Helton integrou esta manhã os trabalhos sem qualquer limitação.
Porto-Madeira
Quaresma e Bosingwa voltaram a realizar tratamento e não chegaram a pisar o relvado.
Adriano e Postiga, com mialgias de esforço, juntaram-se a Pepe, Adriano, Fucile e Pedro Emanuel na realização de trabalho condicionado, enquanto Paulo Assunção realizou, mais uma vez treino integrado condicionado.
Porto-Madeira
O plantel retoma amanhã pelas 10h00, no CTFD PortoGaia a preparação para o jogo com o Nacional.

ATENÇÃO

Esta é uma página secundária, para voltar à página principal do blog clique AQUI.

ATENÇÃO

Esta é uma página secundária, para voltar à página principal do blog clique AQUI.

FCPORTO MAIS QUE UM CLUBE UMA NAÇÃO

O Jogo Online - Últimas Notícias

maisfutebol

Record OnLine