sábado, 16 de junho de 2007

RanKing da UEFA

Ranking UEFA:
1.º AC Milan, 103.808 pontos
2.º Barcelona, 119.374
3.º Liverpool, 112.618
4.º Inter Milão, 107.808
5.º Arsenal, 104.618
6.º Real Madrid, 104.374B
7.º Chelsea, 99.618
8.º Manchester United, 99.618
9.º Valência, 99.374
10.º Lyon, 95.706
11.º Newcastle, 94.618
12.º Juventus, 92.808
13.º FC Porto, 89.107
14.º Sevilha, 87.374
15.º PSV, 81.995
16.º AS Roma, 78.808
17.º Villarreal, 78.374
18.º Bayern Munique, 78.640
19.º Benfica, 67.107
20.º AZ Alkmaar, 65.995
....................
37.º Sporting, 52.107
90.º Boavista, 29.107
96.º Sporting de Braga, 27.107
119.º Vitória de Guimarães, 19.107
129.º Vitória de Setúbal, 16.107
129.º Marítimo, 16.107
129.º União de Leiria, 16.107
129.º Leixões, 16.107
143.º Belenenses, 14.107
143.º Paços de Ferreira, 14.107

domingo, 10 de junho de 2007

Vários nomes em cima da mesa

Existe neste momento vários nomes referenciados para reforçar o FC PORTO. Após a saída de Anderson, o FC PORTO concentra-se em Simon Vukcevic de 21 anos pertencente a Montenegro. Segundo a imprensa, trata-se de um jovem craque, tecnicamente evoluído e com robustez. Parece ser um valor que o FC PORTO não deve deixar fugir.
Porto-Madeira
Miccli pode também ser hipótese para reforçar os Bi-Campeões. O benfica tem assim a concorrência do FC PORTO para a contratação do Italiano.
É sem dúvida um bom jogador, que encaixa na perfeição na equipa portista.
Porto-Madeira
Outro Italiano na mira do FC PORTO, é o avançado do Manchester United - Giuseppe Rossi. Com a saída de Anderson, o FC PORTO garante o empréstimo de um jogador da equipa onde alinha o Madeirense Cristiano Ronaldo.
Rossi estará presente no Europeu de sub-21 na Holanda que terá o seu inicio hoje, onde Portugal também vai marcar presença. O Italiano esteve na ultima época emprestado ao Parma, participando em 19 partidas rubricando 9 golos.
Porto-Madeira
Mas não é só a zona atacante que será reforçado.
Milan Stepanov é alvo o alvo do FC PORTO para a zona central da defesa.
Pepe é cobiçado pela Juventus e mais recentemente Bruno Alves é alvo de atenção dos Ingleses do Aston Villa.
É a pensar na enventual venda de uma destas peças fundamentais de defesa, que o Sérvio de 24 anos é observado pelos Dragões.
Milan Stepanov representa o Trabzonspor da Turquia.
Porto-Madeira
Para Inglaterra poderá também rumar Bosingwa. O Tottenham está na corrida pelo lateral direito Português do FC PORTO.
Depois de uma magnífica época, culminada com a chamada á selecção, Bosingwa despertou a atenção dos Ingleses.

sábado, 9 de junho de 2007

O que fazer a Jesualdo?

Foi com enorme tristeza que vi Anderson sair do FC PORTO. Umas saída surpreendente do jovem prodígio, que esteve muito tempo afastado da equipa, jogando pouco neste FC PORTO Campeão.
O FC PORTO perde assim um grande talento.
Porto-Madeira
Jesualdo Ferreira continua a ser alvo de descontentamento para muitos portistas. Algo não está bem neste FC PORTO. Como já referi anteriormente, Jesualdo é um grande profissional, mas não me parece que isso seja suficiente para treinar o actual BI-CAMPEÃO... O FC PORTO foi campeão graças aos jogadores. Numa equipa com a qualidade que este FC PORTO dispõe, qualquer treinador que perceba minimamente de futebol é campeão. Mas uma equipa grandiosa como a nossa, não pode lutar apenas por esse título...
Jesualdo, bem como todos nós, sentimos um enorme gozo em ganhar em pleno processo do "Apito dourado". Todos nós acreditamos na inocência de Pinto da Costa. Talvez não seja má ideia tentar saber com o Boavista foi campeão, e já agora o ultimo título do benfica. Realmente ser portista é ser diferente.
Porto-Madeira
Agora surgem também as críticas de alguns jogadores a Jesualdo... Bruno Moraes acusa o treinador de má gestão do plantel. O jovem avançado diz que «Jesualdo Ferreira poderia ter ido mais além, já que dispôs de um plantel de grande qualidade. Apenas conquistou uma competição, o que é pouco. Havia muito mais a fazer, se ele soubesse gerir o grupo. Viu-se que alguns jogadores terminaram a época exaustos enquanto outros quase que não jogaram, isso é impensável no futebol moderno, um clube tem que ter duas equipas preparadas para as várias competições»... «não tem havido diálogo com o treinador que se preocupava apenas com a equipa que jogava enquanto para os outros jogadores nem explicava o que tinham que fazer nos treinos... «que se sentiu prejudicado pelo treinador dado que no início da época trabalhou bem quando foi chamado à equipa titular mas que depois, sem saber porquê, foi afastado».
Porto-Madeira
Paulo Assunção, parece também ter o seu futuro no FC PORTO em risco, por motivos disciplinares. Para o seu lugar, muitos nomes já foram anunciados pela imprensa, mas confirmado parece apenas estar o Argentino Mario Bolatti de 22 anos. Forte fisicamente, trata bem a bola e distribui com simplicidade o jogo ofensivo, funcionando como o motor de arranque da sua equipa. Diego Maradona queria leva-lo para o Boca Juniores, mas sem sucesso. Bolatti esteve também pré-convocado para a Copa América. Parece ser um jogador de enorme qualidade.
Porto-Madeira
O médio Fernando, internacional sub-20 brasileiro, assinou contrato com o FC PORTO. Também vem rotulado de craque, mas se for craque como Renteria o melhor é nem vir para o Dragão.
Porto-Madeira
Outra contratação sem nexo é de Lino, que chega ao FC Porto depois de uma carreira recheada de passagens por equipas do Brasil e duas experiências no estrangeiro (Atlético de Madrid B e Borússia de Moenchengladbach), antes de ter ingressado no início da temporada na Académica. Não me parece que seja uma boa aposta, ainda por cima como bons jogadores portugueses, como é o caso de Antunes. Há qualquer coisa que não bate bem nas contratações de Jesualdo. Em Janeiro, as contratações foram um autêntico fracasso, mas agora tenho esperança que vai mudar.
Porto-Madeira
Também falam em Kazmierczak, médio do Boavista. Jesualdo conhece bem este médio goleador... não seria uma má aposta, pois é um jogador com valia e completamente adaptado ao futebol português.
Andrés Madrid, também não seria má ideia, mas parece ser um jogador caro... mas é preciso não esquecer, que por vezes o barato sai caro!
Porto-Madeira
Mas o maior disparate, é a contratação do guarda-redes Nuno. Nos poucos jogos que fez com a camisola do FC PORTO, deixou a sua marca no jogo com o Chelsea no estádio do Dragão com um frango monumental e na final da taça de Portugal, na época do FC PORTO Campeão Europeu, dando um golo ao benfica. Esta contratação é um absurdo.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Jesualdo vs. Adriaanse - Afinal quem ganha é o FCP

A tendência de todos nós é comparar os treinadores actuais com os treinadores do passado que tiveram sucesso. Poderia estar aqui a comparar o Prof. Jesualdo e Mourinho, mas seria injusto porque são ciclos que não se podem comparar.
Porto-Madeira
Adriaanse e Jesualdo são treinadores que se podem comparar, pertencem ao mesmo ciclo.
Apesar de muito criticado sempre apreciei o senhor Adriaanse, mostrou-se convicto nas suas capacidades e a sua teimosia deu ao FCP um campeonato e uma taça. É verdade que na Champions não conseguimos mais do que o 4º lugar, mas também não é menos verdade que conseguimos um maior à vontade na conquista dos dois troféus nacionais. Também não é menos verdade que com Jesualdo conseguimos conquistar o campeonato e conseguimos o apuramento para os 1/8 de final da Champions que para os níveis financeiros e de prestígio é mais importante do que a conquista de uma Taça de Portugal.
Porto-Madeira
No final quem ficou a ganhar com tudo isto foi o clube, e os dois treinadores, que conseguiram vencer os primeiros títulos como treinadores. Ah, não nos podemos esquecer do “nosso” Rui Barros, que venceu a Supertaça.

E a época foi assim...

Esta é a altura perfeita para fazermos rescaldos e fazermos alguns balanços sobre a época desportiva que agora finda.
Um dos cargos que mais se pode criticar é o cargo de treinador de futebol, e no FCP esse cargo é do Prof. Jesualdo Ferreira.
O professor chegou ao FCP numa altura em que nada poderia fazer em relação ao plantel que vinha de um sistema táctico muito diferente do habitual e de uma maneira de pensar o jogo algo diferente que foi implementado por Adriaanse.
Com um plantel que não foi idealizado por ele o Prof. conseguiu fazer uma grande primeira volta conseguindo alguns (muitos) pontos (9!) de vantagem sobre os mais directos perseguidores, na Champions conseguiu o apuramento para os 1/8 de final, num grupo que apesar de acessível só se tornou fácil porque tivemos um FCP de grande qualidade nos últimos quatros jogos da fase de grupo.
Se a primeira volta correu de feição e tudo foi perfeito, ou quase perfeito, a segunda volta veio a tornar-se num pequeno pesadelo. Após as férias de Natal perdemos no espaço de um mês com o Atlético (que significou na altura o afastamento da Taça de Portugal), com o Leiria e posteriormente com o Estrela. Na Champions só não seguimos em frente porque não tivemos a sorte do nosso lado, mas mostramos à Europa do futebol que continuamos a ser uma grande equipa, que o diga José Mourinho, que passou a eliminatória a sofrer.
Por seu turno no campeonato não conseguimos ser a equipa que fomos na primeira volta, jogos muito irregulares e exibições de nível muito baixo. A verdade é que conseguimos ser campeões, aliais bicampeões, e atingimos o nosso principal objectivo.

A verdade é que em dois anos conseguimos:

2 Campeonatos
2 Taça de Portugal
1 Supertaça de Portugal
2 Presenças na fase de grupos da Champions (alcançou os 1/8 de final este ano)

FCPORTO versão 2007/08

Começa agora o período de transferências e julgo que é no mínimo importante, cada um dar a sua opinião sobre que plantel gostaria que o FCPORTO tivesse na próxima época. É claro que temos de ser realistas, e temos de conseguir ter consciência que o nosso clube não “nada em dinheiro”.

BALIZA
Devemos segurar Helton a não ser que tenhamos uma boa proposta (tipo 5M €), Baia parece estar de saída, parece não se sentir bem no banco. A decisão deve ser dele, mas acho que deveria continuar. Duvido que Paulo Ribeiro fique pelo 3º ano consecutivo como eterno suplente, por mim seria emprestado e ficaria o Ventura como 3º GR. Falasse no regresso de Nuno (Aves) parece-me estranho até pela qualidade que possuímos nos nossos quadros, Vale e Ventura. O regresso de Bruno Vale só faz sentido se Baia for embora e se for para ser segundo GR, se Nuno ingressar deve voltar a ser emprestado.

LATERAIS
Fucile e Cech estão seguros no plantel, o Bosingwa apesar do assédio de vários clubes deve se manter faltando assim um defesa esquerdo que deverá ser Lino (Académica), que já esta certo no plantel para o próximo ano. Com isto tudo ficamos com jogadores a mais para as laterais Mareque, Ezequias, Sonkaya e Leandro. Quero ver o que vão fazer com estes 4 excedentários.

CENTRAIS
Bruno Alves
é o único central que está seguro no plantel para a próxima época. Pedro Emanuel esteve este ano a recuperar e ainda não se sabe qual o verdadeiro estado clínico. Pepe deverá estar de saída, sempre que fala parece indicar que quer sair. João Paulo é o sucessor natural, mas as constantes lesões fazem dele uma incógnita. Se fosse treinador do FCP, vendia o Ricardo Costa e compraria um central com margem de progressão ou promovia um jogador da formação (Nuno Coelho (Standard de Liége) e João Pedro (Portimonense) que fizeram grandes épocas, principalmente o primeiro.). Mas a administração portista não parece muito interessada em vender Ricardo Costa.

MEIO CAMPO DEFENSIVO
Com as permanências de Assunção, Meireles e Lucho asseguradas ficamos com garantias para a próxima época. Com Ibson a mostrar interesse em sair do FCP enquanto Jesualdo for treinador julgo que teremos de ir ao mercado, mas só se o brasileiro sair. Madrid seria uma hipótese, mas o elevado valor que o Braga pediria será com toda a certeza um entrave. Kaz do Boavista também seria interessante. O regresso de Paulo Machado não seria descabido, o miúdo tem pinta, tem garra e por mim merecia uma oportunidade, até porque é polivalente, em quase todos os sectores do meio campo.

MEIO CAMPO OFENSIVO
Anderson deve permanecer na equipa, o próprio Anderson sabe que sair agora do FCP seria um erro. Jorginho não tem sido um jogador muito regular, se tivéssemos uma proposta razoável deveríamos pensar seriamente no assunto, até porque no mercado português jogadores como o Jorginho não nos faltam. Temos o Bonfim que não difere muito do Jorginho e que se calhar merece uma oportunidade (falasse que Bonfim pode rumar à Rússia, a ver vamos).

EXTREMOS
Esta é a zona do terreno onde, na minha opinião teremos mais dificuldades na próxima época. Deixar sair Quaresma seria um erro enorme. Ficaríamos sem opções válidas e teríamos dificuldades em conseguir um “outro Quaresma”. O que vale é o próprio 7 diz que “está mais perto de renovar”. Vieirinha deverá ser emprestado, falasse no Guimarães. Hélder Barbosa que vinha mostrando bons pormenores na Académica lesionou-se e deve ser emprestado novamente. O Tarik não deverá ter hipótese e deve ser dispensado. O Diogo Valente vem também de uma lesão e é na minha opinião aquele que mais hipótese tem de fazer parte do plantel, mas a ver vamos. Alan é fraquinho mas é um jogador esforçado e pode até merecer oportunidade. Temos o Ivanildo que não me parece uma opção válida e que deve ser, novamente emprestado. Temos ainda o Cláudio Pittbull que sempre mostrou bastante raça e bastante querer, poderá merecer uma oportunidade. Lisandro é avançado mas esta época tem jogado a extremo. Mesmo com tantas opções penso que deveríamos ir ao mercado, não é uma questao de não termos qualidade mas sim uma questao de não termos jogadores com experiência.

NA FRENTE
Adriano está seguro no FCP da próxima época, Lisandro segue-lhe as pisadas, pela qualidade e pela polivalência (até pode jogar a extremo). Postiga pela primeira volta merece ficar, mas se surgir uma boa proposta não pensem duas vezes. O Bruno Moraes é uma incógnita a lesão deverá lhe retirar dos relvados até Outubro/Novembro. Temos ainda o “criticado” Renteria, que merece no mínimo ser chamado para fazer a pré-temporada e tentar no mínimo mostrar o que vale.
Mesmo com as opções que possuímos sou da opinião que devíamos nos reforçar, no mercado nacional temos o Dady e o Linz, são opções com menos risco do que ir busca jogadores ao estrangeiro. Vamos esperar…

Somos BICAMPEÕES!!!

Após uns dias para meditar sobre a época que agora termina penso ser capaz de fazer uma análise à equipa bicampeã por sectores.

Na Baliza
Helton fez na primeira volta grandes exibições, na pior fase da época, em Janeiro, mostrou sinais de estar algo perturbado, mas no final pode-se dizer que a época foi positiva para o brasileiro.
Vítor Baia por sua vez teve um papel mais importante no balneário do que no campo. Jogou para a Taça com o Atlético, e sofreu um golo no mínimo esquisito, e para a consagração com o Aves.
Paulo Ribeiro foi nome para preencher as fichas de jogo. Não teve oportunidades.

Nas Laterais
Bosingwa foi o melhor elemento, sem duvidas foi o mais regular e aquele que mais evoluiu esta época. Uma agradável surpresa!
Fucile. Quis a ironia do destino que fosse contratado como defesa direito mas fosse titular como defesa esquerdo. Fiquei mais convencido com o uruguaio na esquerda do que na direita, mas temos jogador.
Cech é daqueles jogadores que todos os treinadores gostam de ter, como lateral ou no meio campo é sempre útil, esta época foi menos utilizado do que na anterior, mas voltou a me convencer
Mareque foi contratação de Inverno, custou-nos os olhos da cara e não vale nada. É fraco fisicamente, é demasiado baixo e é muito lento.

Centrais
Pepe foi o melhor central, esteve intransponível e mostrou que merece outros voos. A ver vamos!
Bruno Alves mostrou a todos aqueles que o criticaram que é um bom jogador e que nos vai dar muitas alegrias, o seu espírito combativo é de louvar.
João Paulo foi um dos mais azarados, esteve lesionado a maior parte da época e quando parecia estar recuperado voltou a se lesionar, é um jogador muito bom, mas este ano não teve sorte.
Pedro Emanuel não teve sorte esta época a lesão do joelho não lhe deixou jogar.

No meio campo defensivo
Paulo Assunção
esta época não foi tão determinante como na anterior, porem esteve muito bem e mostrou que podemos contar com ele.
Meireles esteve ao nível do ano passado, afinou o seu pontapé e marcou uns golos, a época foi positiva
Lucho esteve muito abaixo daquilo que nos habituou na época passada, o cansaço é um dos factores, mas o esquema táctico também pode ter ajudado, valeu pelos golos que marcou.
Ibson foi daqueles jogadores que mais me surpreendeu, pela negativa. Começou a época a jogar bem a tentar melhorar no remate de longe, mas sempre que teve oportunidades para jogar foi demasiado individualista. Tem de repensar a sua forma de jogar.

No meio campo ofensivo
Anderson fez uma primeira volta entusiasmante, até a lesão que o afastou por alguns meses. Voltou para a fase final da época mas sem o fulgor da primeira volta. A época foi positiva para ele.
Jorginho teve este ano um papel muito abaixo daquele que teve no ano transacto. Teve alguns problemas físicos no decorrer da época e não se conseguiu impor, na parte final da época pareceu que ia voltar aos velhos tempos, mas foi só fogo de vista.

Nos Extremos
Quaresma
foi um dos destaques este ano. As trivelas são cada vez mais conhecidas. Conseguiu aperfeiçoar a sua maneira de jogar e esta um senhor, espero continuar a vê-lo nos palcos nacionais.
Vieirinha começou bem a temporada mas no decorrer da mesma perdeu-se. Sempre que teve oportunidades não mostrou as suas credenciais. A época foi um fiasco.
Alan esteve no plantel? Não se viu o rapaz.

Na frente
Adriano foi, mais uma vez, o “homem do título”. Passou a primeira volta no departamento médico em Janeiro foi dado como dispensável mas a verdade é que marcou 11 golos. Está de parabéns!
Postiga fez uma excelente primeira volta! Marcou nove golos e espantou o país com a sua forma de jogar. Veio o Natal e o poder de fogo perdeu-se, Postiga valeu pela primeira volta que conseguiu.
Bruno Moraes esteve grande parte da primeira volta no departamento médico, mas ainda conseguiu dar um ar da sua graça, marcou um golo importante frente ao benfica mas foi, também ele perdendo o fulgor. Esta lesão no final da época vai lhe valer grande parte da próxima época. É pena, porque é um grande jogador.
Renteria faz-me lembrar o Bruno Alves. Chamam-lhe de “tosco” e “bruto” mas a verdade é que ainda não lhe consigo avaliar. Faz bons movimentos de rotura, mas tirando isso não vi muito mais, eu prefiro esperar por outras oportunidades. Parece-me que o colombiano ainda vai dar muitas alegrias, a nos portistas.

Não falei nos jogadores que estão emprestados e que fizeram parte deste plantel porque brevemente irei falar no plantel da próxima época e ai poderei falar um pouco mais nesses atletas.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Somos BICAMPEÕES!!!

Após a vitoria contra o Aves no Estádio do Dragão, o maravilhoso FC PORTO tornou-se BICAMPEÃO.
A conquista deste campeonato é inteiramente justa, de uma equipa que desde a 2ªjornada esteve sempre em 1ºlugar, e que por diversas vezes jogou com magia, encantando o Mundo do Futebol.
Porto-Madeira
Enquanto uns, para se desculpar dos seus fracassos falavam do "Apito Dourado", o FC PORTO lutou contra tudo e contra todos para ser o que realmente é... Campeão!!!
Porto-Madeira
Foi uma luta intensa, com várias lesões pelo meio, mas fomos sempre melhores.
Mesmo quando pressionados, mostramos que somos os melhores e nunca perdemos a liderança, destaco o jogo no estádio da luz, em que estivemos a ganhar e sofremos um golo irregular, que ditou o empate, num jogo em que o benfica podia em caso de vitória passar para o 1ºlugar.
Porto-Madeira
Soubemos também manter a liderança, apesar dos erros de Jesualdo Ferreira, que por diversas vezes foi teimoso e com opções menos conseguidas, prejudicou a equipa. Pode ter a desculpa de não ter sido ele a escolher a equipa para trabalhar, mas na abertura do mercado falhou redondamente nas contratações. Casos de Mareque e Renteria.
Porto-Madeira
Adriano, foi uma vez mais o jogador do Título, apesar de Jesualdo o ter como dispensável, mas Adriano acreditou nas suas qualidades e demonstrou ser peça chave na equipa de todos nós.
Dispensar um jogador com o Adriano cabe na cabeça de alguém? Só mesmo o Jesualdo.
É certo que o FC PORTO precisa de estabilidade, mas essa estabilidade é feita quando existe qualidade, qualidade essa que Jesualdo não dispõem.
Porto-Madeira
Jesualdo Ferreira é um grande profissional, isso não está em causa, mas a meu ver não é o treinador com ambição e atitude que o FC PORTO precisa para a atacar todas as competições em que participa.
Porto-Madeira
Obrigado FC PORTO... Obrigado eterno Campeão!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Formação - Sub-15 - benfica 1 - FCPORTO 3

Manhã fria,ventosa e chuvosa para um jogo quente.
Porto-Madeira
Jogo no Caixa Campus Futebol do benfica em que o relvado estava muito bom - mas para que tanta rega antes do jogo? mais ainda quando chuveu durante o jogo - excelente assistência na bancada (500 +/-) onde se destacavam vários jogadores sub15 do sporting e do belenenses, presentes também o srº LUIS CASTRO acompanhado do director do s.l.b ANTÓNIO CARRAÇA .
Porto-Madeira
O jogo começou com o benfica ao ataque o que era de esperar pois só a vitória lhes interessava e como consequência nos primeiros minutos obrigou o F.C.PORTO a jogar mais recuado e a não conseguir sair com a bola controlada merce de uma pressão constante por parte dos jogadores encarnados.
Porto-Madeira
O vento soprava forte a favor do benfica e em 2/3 jogadas bem deliniadas pelos encarnados só não chegaram ao golo porque RAFA esteve em grande com saidas da baliza com muita segurança e com uma defesa espéctacular num cabeceamento na marcação de um pontapé de canto.
Porto-Madeira
Estava-se nesta toada atacante benfiquista e o F.C.PORTO só conseguia sair em contra ataque e por 2 ocasiões FLÁVIO muito bem desmarcado perante o g.r não fez o melhor seguimento da bola e esta saiu junto á base do poste por 2 vezes!!
Porto-Madeira
O F.C.PORTO com esta 2 jogadas impôs respeito ao benfica que começou a jogar mais retraido o que os AZUIS aproveitaram para com o futebol mais apoiado no seu meio campo começarem a deliniar excelentes jogadas de ataque e numa delas novamente FLÁVIO desmarcado pelo meio e pleno de força e raça entre os centrais entrou na grande área e á saida do g.r desviou (desta vez bem) e GOLOOO estava feito o 1º a comemoração do 1º golo.
Porto-Madeira
O benfica sentiu forte o golo e encolheu-se dando o que não tinha dado até então ao F.C.PORTO ...espaço para trocar a bola e para apareçer a criatividade dos jogadores azuis e numa dessas jogadas bem deliniadas apareçe o 2º golo excelentemente marcado com remate cruzado por GRADISSIMO ....estava feito o 2º no espaço de 5m.
Porto-Madeira
Oa jogadores benfiquistas estavam espantados ainda com tudo o que estava a acontecer quando com a ajuda do vento uma bola bombeada para a área portista HUGO ao parar a bola no peito ela faz um trajecto esquisito e acaba no braço do excelente defesa ....PÉNALTI ..e consequente golo para o benfica mas com RAFA a quase a defender o castigo máximo.
Porto-Madeira
1-2 em apenas 15m estava a aquecer o jogo com muito incentivo da parte dos benfiquistas presentes nas bancadas.
Porto-Madeira
O F.C.PORTO continuou a pressionar e jogar bem quando num lance de bola parada (canto) o benfica marca para o centro da área e sem ninguém interceptar a bola esta foge das mãos de rafa e sobra para o atacante do benfica que foi só empurrar para o fundo das redes!!!!resultado com que se foi para o intervalo.
Porto-Madeira
Na 2ªparte o jogo foi mais confuso com o benfica satisfeito com o resultado (pareceu-me) a não atacar muito ou nada e o F.C.PORTO a mandar no jogo mas sem criar grande perigo pois muitas bolas perdiam-se no meio campo onde a disputa pela bola era muita e confusa.Foi então feita a 1ªsubstituição com a entrada do TELMO que veio dar maior força ao meio campo.
Porto-Madeira
A equipa do benfica não conseguia sair com perigo do seu maio campo e o F.C.PORTO com saidas rápidas para o ataque conseguia arrancar livres directos fora de área mas sem consequências para a baliza vermelha.Com a entrada de JOÃO COSTA para os ultimos 15 m o F.C.PORTO começou a levar perigo pelos flancos para a baliza do benfica e num desses lances que deu em canto na marcação do mesmo numa jogada parecida com o 2ºgolo encarnado, HUGO BOSS apanha a bola entretanto ressaltada num defesa e com alguma sorte á mistura faz o 3º...GOLOOOA FESTEJAR O 3º GOLO.
Porto-Madeira
Golo que fez acordar o benfica que já não contava perder o jogo e nos ultimos minutos jogou em contraataque e num lance de livre só não marcou porque RAFA FEZ NOVAMENTE UMA EXCELENTE DEFESA que valeram os 3 pontos muito saborosos.
Foi um jogo quentinho mas sem maldade de ambas as partes com o árbitro a mostrar só 1 cartão amrelo a TELMO por entrada mais durinha.
Porto-Madeira
VITÓRIA JUSTISSIMA DA MELHOR EQUIPA SOBRE O RELVADO BEM MERECERAM OS APLAUSOS DO PUBLICO PRESENTE.O F.C.PORTO JOGOU COM:
Porto-Madeira
G.R-RAFA
DEFESAS-XAVIER-HUGO BOSS-TIAGO BORGES-DAVIDE
MÉDIOS-AMORIM-GRADISSIMO 45m-SÉRGIO
AVANÇADOS-FLÁVIO-PIPO-TIAGO 55m
JOGARAM AINDA:TELMO 45m-JOÃO COSTA 55m
Porto-Madeira
MARCARAM PELO F.C.PORTO
FLÁVIO 1
GRADISSIMO 1
HUGO 1

sexta-feira, 18 de maio de 2007

O título...por todos nós!!!

Já cheira a título no Dragão!!!
É já no domingo que o nosso FC PORTO, com a sua Raça, Glória e Ambição, vai levar Portugal à rua para celebrar mais uma maravilhosa conquista do fantástico F.C. PORTO.
Espalhando classe, magia ou simplesmente bom futebol, esta equipa é grandiosa. Inveja, ódio, e muitos mais são os sentimentos dos nossos inimigos em relação ao FC PORTO.
Porto-Madeira
A semana passada foi de sofrimento em Paços de Ferreira- o FC PORTO chegou a perder a liderança durante algum tempo, mas conseguiu empatar por intermédio de Adriano, aliviando todos os portistas, dependendo apenas de si para chegar ao título.
Porto-Madeira
Agora, basta-nos vencer o Aves para sermos Campeões. Não será fácil derrubar o muro do Aves, mas é nestes momentos que os nossos jogadores são Heróis e ultrapassam todas as barreiras.
A nossa força, a nossa luta e a nossa fé, vão fazer com que sejamos aquilo que já somos....Campeões!!!
Porto-Madeira
A equipa para o jogo Mágico: Helton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fucile, Paulo Assunção, Lucho e Anderson, Quaresma, Lisandro e Adriano.
Porto-Madeira
Boa sorte Campeão!!!

Sejam Heróis!!!

Chega finalmente ao fim mais um campeonato equilibrado, mas mal jogado.
Por incrível que pareça, o FC PORTO adiou ao máximo a conquista do título, e o mais incrível, é a obrigação de ter que ganhar na ultima jornada para poder festejar.
Tendo conquistado 40 pontos na 1ªvolta, a 2ºvolta deixa muito a desejar (apenas 26 pontos até ao momento).
Porto-Madeira
Uma quebra de produção inexplicável, aproveitada pelos lisboetas para a aproximação ao topo num equilíbrio enganador.
Porto-Madeira
Para o jogo no Dragão, com o D.Aves, o FC PORTO terá a possibilidade de fazer uma exibição de "encher o olho" e mostrar ao país e ao Mundo, que está vivo e recomenda-se.
Porto-Madeira
Num ambiente que promete ser fantástico, os golos não faltaram.
Porto-Madeira
Depois do jogo, será a festa, a loucura, a emoção e a confirmação de uma coisa: Somos e Sempre Seremos os Melhores, viva ao FC PORTO!!!

sábado, 12 de maio de 2007

Paços de Ferreira vs. FCPORTO (19h15)

Uma semana depois do regresso às vitórias deslocamo-nos a um estádio onde derrotar a equipa da casa é tarefa muitíssimo difícil. O nosso FCPORTO vai ter de demonstrar chama de Dragão e jogo de Campeão. Temos de mostrar aquilo que valemos!
Porto-Madeira
Convocados
Adriano, Anderson, Bosingwa, Bruno Alves, Fucile, Hélder Postiga, Helton, João Paulo, Jorginho, Lisandro Lopez, Lucho González, Paulo Assunção, Pepe, Quaresma, Raul Meireles, Renteria, Ricardo Costa, Vieirinha e Vítor Baía.
Porto-Madeira
Julgo que Jesualdo vai apostar na seguinte equipa:
Guarda-redes – Hélton
Defesa direito – Bosingwa
Defesa esquerdo – Fucile
Defesas centrais – Pepe e Bruno Alves
Médios – Lucho, Assunção e Anderson
Avançados – Lisandro, Quaresma e Adriano
Porto-Madeira
Disposição da equipa em campo
Com todos os elementos do plantel em condições a equipa deverá jogar em 4-3-3 sendo que esta equipa que irá jogar é sem margem para duvidas a melhor equipa que Jesualdo poderá utilizar.
Porto-Madeira
Arbitragem
Paulo Paraty, árbitro internacional foi o nomeado. Estranho a nomeação deste homem do apito, espero que pura e simplesmente seja melhor do que ele mesmo. A toda a equipa de arbitragem desejo um bom jogo.
Porto-Madeira
Conclusão
Vencer é a palavra de ordem, empatar seria um mal menor, mas só temos de pensar em vencer.
Porto-Madeira
Força PORTO!
Porto-Madeira
Vamos vencer!!!

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Formação - Sub-15 - FCPORTO 2 vs. Sporting 1

Um domingo de manhã excelente para um jogo. Relvado em excelente condições (como é hábito), muito boa presença de pessoas e crianças nas bancadas do Olival para presenciar o jogo.F.C.PORTO X SPORTING era um jogo que se percebeu desde o apito inicial do árbitro nenhum dos dois queria perder, o que não se percebe é porque razão entraram os jogadores do FCPORTO tão ansiosos em jogo o que permitiu que os leões fossem mandões em quase toda a 1ªparte onde dispuseram de 3 oportunidades para marcar mas RAFAEL em excelente forma e com intervenções dificeis não permitiu tal intento por parte dos leões.
Porto-Madeira
O F.C.PORTO durante 20/25 da 1ªparte falhou muitos passes a meio campo e nas saidas para o contra ataque a bola ou era cortada pelo adversário ou o passe saia mal.Nos ultimos 20 m da 1ª parte os jovens dragões acertaram nas marcações e com a bola a circular de pé para pé desde a defesa(melhor sector) que esteve em particular destaque pela forma como TIAGO BORGES E HUGO no centro do terreno tudo limparam,o F.C.PORTO começou a ameaçar a baliza do sporting e TIAGO com remate fortissimo fez a bola passar muito perto do poste já acabar a 1ªparte.
Porto-Madeira
A 2ªparte do jogo trouxe como novidade aquilo que já temos visto esta época...um F.C.PORTO mandão a jogar sobre o adversário a pressionar alto e como consequência o sporting a não conseguir atrapalhar a baliza do RAFA. Aos 10m da 2ªparte entra JOÃO COSTA que veio mexer ainda mais na frente de ataque Aos 15m entrou TELMO que veio dar mais força e frescura ao meio campo e se então o F.C.PORTO já mandava passou a pressionar ainda mais e não deixava sair do seu meio campo o sporting que só através de contra ataques esporádicos se libertavam mas onde invariávelmente encontravam TIAGO BORGES E HUGO a tudo cortarem estiveram excelentes.Aos 60m minutos numa jogada a meio campo JOÃO COSTA recebe a bola passa dois adversários e liberta para PIPO que já dentro da área remata á base do poste e no ressalto esta embate nas costas do g.r e entra ....tava feito o 1º e mais dificil.
festa do 1ºgolo
O sporting sentiu o golo e não consegui libertar-se da pressão que o F.C.PORTO fazia pois ainda se estava a saboriar o 1º quando numa jogada de contra ataque puro FLÁVIO pelo meio dos centrais consegue fugir-lhes e á saida do g.r leonino remata cruzado e GOLOOOO...
festa do 2º golo
O SPORTING como que acordado do pesadelo em que estava mergulhado volta então ao jogo e em bolas em profundidade consegue começar a sair do seu meio campo e numa dessas jogadas ganha canto.Canto esse em que quase toda a equipa do sporting dentro da área do F.C.PORTO a bola é colocada na zona da pequena área e sem marcação o avançado entretanto entrado do sporting cabeceia á vontade para golo.Foi a unica falha da equipa a defender em todo o jogo.uma palavra para a equipa de arbitragem que me pareceu com tendência para as cores verdes pois várias faltas a favor do F.C.PORTO que não foram marcadas e onde o fiscal de linha do lado da bancada esteve mal em vários lances sempre contra o F.C.PORTO.
Porto-Madeira
O F.C.PORTO JOGOU COM:
Porto-Madeira
G.R-RAFA
Porto-Madeira
DEFESAS-DAVID-TIAGO BORGES-HUGO BOSS-XAVIER
Porto-Madeira
MÉDIOS-SÉRGIO-AMORIM 55m-GRADISSIMO
Porto-Madeira
AVANÇADOS-FLÁVIO-PIPO-TIAGO45m
Porto-Madeira
JOGARAM AINDA:
Porto-Madeira
JOÃO COSTA 45m-
Porto-Madeira
TELMO 55m
Porto-Madeira
MARCARAM PELO F.C.PORTO:
Porto-Madeira
PIPO 1
Porto-Madeira
FLÁVIO 1

domingo, 6 de maio de 2007

Ganhámos, faltam-nos 4 pontos, ou talvez nao...

2 - 0

Ganhámos!!!
Não tive a disponibilidade de ver o jogo na íntegra, vi os últimos 35 minutos, que coincidiram com os golos do FCP, portanto esta semana não posso dar opinião global sobre o jogo.
Porto-Madeira
Nos últimos 35 minutos marcamos dois golos (e que golos!), em excelentes jogadas, no primeiro golo, grande jogada colectiva que culmina no toque de Anderson e no segundo grande jogada individual do Jurema que assistiu o trabalhador Fucile.
Porto-Madeira
Não gostei da forma como a equipa entrou na segunda parte pareceu-me algo nervosa, mas pronto se calhar faz parte da pressão que toda a comunicação social vem fazendo, até dos próprios adeptos que a certa altura já assobiavam.
Porto-Madeira
Pelo que me disseram, até porque ainda não tive oportunidade de ver, anularam-nos dois golos na primeira parte, uma bem anulado, e outro muito mal anulado ao Lixa. Os erros fazem parte do futebol, mas são sempre contra o FCP, por isso cada vez mais fico chateado com as arbitragens.
Porto-Madeira
Para mim o melhor em campo foi Anderson, mas é preciso ter em atenção que só vi os últimos minutos de jogo.
Porto-Madeira
Caros amigos, colegas, familiares, faltam-nos 4 pontos (ou não) para o BI-CAMPEONATO.

Atitude de Campeão!!!

Em mais uma noite categórica, o FC PORTO ganhou no Estádio do Dragão o nacional por 2-0.
Uma vitória tão justa quanto importante, num jogo em que os nossos jogadores brilharam. O FC PORTO dominou o jogo do principio ao fim, sem que o nacional consegui-se incomodar o nosso guarda-redes Helton.
Porto-Madeira
Com outra atitude, o FC PORTO mostrou que está vivo, e que é sem margens para dúvidas, a melhor equipa Portuguesa.
Porto-Madeira
Fantástica exibição dos nossos jogadores, com destaque para o Génio de Anderson. É um encanto ver este puto a jogar. A sua criatividade baralhou por completo a equipa do nacional.
Porto-Madeira
Na primeira parte o FC PORTO pecou na finalização. O guarda-redes do nacional evitou por enumeras vezes o golo dos Campeões, e quando não era o Diego Benaglio a evitar o golo dos portistas, era a equipa de arbitragem a anular mal um golo a Lisandro. Mais uma vez o FC PORTO foi prejudicado pela equipa de arbitragem.
Na segunda parte, apareceu de forma decisiva todo o talento de Anderson. Um golo de alto nível e uma assistência magistral para Fucile marcar. É demais evidente que Anderson tem que jogar. A equipa muda por completo quando o prodígio está em campo.
Porto-Madeira
Lisandro também trouxe outra alma à equipa. Um jogador com garra e atitude de um verdadeiro Campeão. Pelos vistos tenho razão quando peço a titularidade de Anderson e de Lisandro. A prova está á vista de todos nós.
Em grande forma encontra-se Bosingwa. Não tenho palavras para descrever as arrancadas do lateral. Velocidade, técnica e bons cruzamentos... tudo isto Bosingwa demonstrou no jogo de ontem.
Sem Bruno Alves e Pepe na defesa, João Paulo foi enorme. Uns furos bem acima em relação a Ricardo Costa, João Paulo viu Diego Benaglio evitar um golo que parecia certo.
Porto-Madeira
Com está vitória, a nosaa equipa continua na frente e coloca pressão ao benfica e ao sporting, na luta pelo título.
A próxima batalha é em Paços de Ferreira, onde o FC PORTO deverá contar com um grande apoio, em mais uma invasão portista.

sábado, 5 de maio de 2007

FCPORTO vs. Nacional (19h15)

Após uma semana em que tivemos em risco de perder pontos em relação ao segundo classificado, valeu-nos a sorte. Continuamos esta semana no 1º lugar da classificação com os mesmos 62 pontos da ultima semana. Voltamos a defrontar uma equipa que equipa de preto e branco, espero outra atitude da nossa equipa.
Porto-Madeira
Convocados
Adriano, Alan, Anderson, Bosingwa, Cech, Fucile, Helton, Ibson, João Paulo, Jorginho, Lisandro Lopez, Lucas, Lucho González, Paulo Assunção, Pepe, Raul Meireles, Renteria, Ricardo Costa e Vítor Baía.
Porto-Madeira
Julgo que Jesualdo vai apostar na seguinte equipa:
Guarda-redes – Hélton
Defesa direito – Bosingwa
Defesa esquerdo – Fucile
Defesas centrais – Ricardo Costa e Pepe
Médios – Lucho, Assunção e Meireles
Avançados – Lisandro, Anderson e Adriano
Porto-Madeira
Disposição da equipa em campo
Mesmo sem Quaresma Jesualdo deve continuar o 4-3-3 que usou a semana passada, não é de descartar a possibilidade de utilização do 4-4-2 mas julgo que irá utilizar a primeira disposição em campo
Porto-Madeira
Arbitragem
Cosme Machado, árbitro de Braga foi o escolhido para arbitrar o Porto vs Nacional. Semana após semana esta comissão de arbitragem nomeia árbitros não internacionais para os jogos do FCP, será por acaso? Bem espero que o árbitro de Braga seja isento e beneficie o espectáculo. Bertino Miranda e José Oliveira são os assistentes que formam o trio de arbitragem. A todos eles desejo um bom jogo.
Porto-Madeira
Conclusão
Temos de limpar a má imagem deixada no último jogo, entrar em campo e resolver o jogo na primeira parte é crucial. Vamos ter de jogar à Porto, quem joguem todos com a mesma raça e pujança que o Jurema e o Lixa e iremos vencer!
Porto-Madeira
Força PORTO!
Porto-Madeira
Vamos vencer!!!

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Ganhar, ganhar e ganhar!!!

É esta a palavra de ordem para os jogos que faltam para o fim do campeonato, e o primeiro é já amanhã (19h15min Sporttv) no estádio do Dragão, com o FC PORTO a receber o nacional.
Porto-Madeira
A principal ausência é a de Ricardo Quaresma - que apesar do péssimo jogo no bessa, é um jogador a quem não podemos tirar a importância que tem nesta equipa. Sem o Mágico, é certo o regresso à titularidade de Lisandro, que está totalmente recuperado da lesão que o afastou da equipa, e já provou isso no jogo com o belenenses e no bessa, onde foi visível a garra com que luta em cada lance. É um jogador à PORTO!!!
Porto-Madeira
De regresso ao onze estará também Anderson, a não ser que a teimosia ou a medrice de Jesulado Ferreira faça com que Anderson comece o jogo no banco.

O nosso prodígio tem que jogar. No bessa foi o jogador que conseguiu algo de mais positivo, e para meu espanto, apenas jogou a 2ºparte. É notória a falta de alguém que organize e pense o jogo portista, e Anderson é o jogador ideal para desempenhar essa função. A sua imprevisibilidade é importante nesta equipa do FC PORTO.
Depois de 5 jogos consecutivos a ser suplente utilizado, já é mais do que tempo para Anderson ser titular. Basta de medo!!!
Os melhores jogadores têm que jogar, sendo a meu ver incompreensível que Jorginho e Postiga, que somam prestações poucos positivas, continuem a merecer um lugar no onze dos Campeões.
Isto não é criticar, é apenas o sentimento de um portista magoado com a exibição e atitude da equipa no jogo do bessa.
Porto-Madeira
Uma boa notícia é o regresso de Paulo Assunção. O meio campo sente a sua falta, e o seu regresso é esperado por todos nós portistas.
De regresso aos convocados está igualmente Pepe, mas é mais do que provável que comece o jogo no banco.
Porto-Madeira
Eis a equipa que Jesualdo deverá apostar: Helton, Bosingwa, Ricardo Costa, João Paulo e Fucile, Paulo Assunção, Lucho e Ibson, Anderson, Lisandro e Adriano.
Porto-Madeira
Boa sorte Campeão!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Jesualdo Ferreira: «Acréscimo de confiança e optimismo»

O F.C. Porto recebe o Nacional, este sábado, pelas 19h15, no Estádio do Dragão, num encontro que Jesualdo Ferreira antevê complicado para os Dragões, perante um adversário tradicionalmente difícil. Apesar disso, o treinador da formação azul e branca está confiante na determinação dos seus jogadores para vencer e assim ficar mais próximos de atingir o objectivo do título.
Porto-Madeira
Entre as várias declarações proferidas, que a seguir transcrevemos, o técnico portista desvalorizou o resultado verificado frente ao Boavista, assegurando haver um acréscimo de confiança e optimismo dentro do grupo de trabalho, motivado pela distância pontual que separa o F.C. Porto dos adversários directos.
Porto-Madeira
Sistema pode não ser alterado
«As ausências de Bruno Alves e Quaresma só são limitativas no sentido de reduzirem as opções em campo. O facto de não podermos contar com um extremo não quer dizer que tenhamos obrigatoriamente de alterar o esquema de jogo, até porque existe uma base de trabalho no F.C. Porto e pode não ser preciso mudar, caso nos pareça que a equipa vai responder bem no mesmo sistema.»
Porto-Madeira
Atitude diferente contra o Nacional
«Temos noção de que não fomos suficientemente competentes no jogo frente ao Boavista e sabemos que temos de adoptar uma atitude diferente contra o Nacional.No entanto, posso-vos garantir que, apesar da derrota, há um acréscimo de confiança e optimismo dentro do grupo de trabalho, sobretudo porque a história do campeonato é-nos mais favorável agora do que já foi noutras jornadas.»
Porto-Madeira
Sempre na liderança do campeonato
«Desde a primeira jornada, nunca soubemos o que é estar atrás no campeonato. Continuamos a não ter margem para erro, como já não tínhamos depois do encontro diante do Benfica, mas estamos agora numa situação mais privilegiada, uma vez que temos mais pontos de vantagem [3] do que na altura [1]. Aliás, penso que ultrapassámos muito bem o empate na Luz, pois fizemos uma série de pontos consecutivos e reforçamos inclusivamente a liderança.»
Porto-Madeira
Objectivo à porta de ser atingido
«O F.C. Porto é a equipa que mais jogos ganhou em casa, mas isso não significa que o Nacional não nos vá criar dificuldades no Dragão. Contudo, a nossa determinação é muito grande, sobretudo porque sabemos que estamos à porta de atingir o objectivo ambicionado desde o primeiro dia, pelo que, embora espere um jogo complicado, não posso deixar de estar confiante.»
Porto-Madeira
Decisão do título passa pelo F.C. Porto
«Acho que a luta pelo título não está reduzida a duas, mas sim três equipas. Mas a verdade é que o F.C. Porto é a única que ainda só depende de si própria para ser campeã. Por isso, estou certo de que a decisão do título vai passar sempre pelos resultados obtidos pelo F.C. Porto nas partidas que restam. Temos três jogos para ganhar e estar na frente da classificação coloca-nos numa situação mais agradável.»
Porto-Madeira
Informação retirada na totalidade do site oficial do clube

terça-feira, 1 de maio de 2007

Helton a 100%

Depois do guarda-redes ter sido sujeito a tratamento no dia de ontem, Helton integrou esta manhã os trabalhos sem qualquer limitação.
Porto-Madeira
Quaresma e Bosingwa voltaram a realizar tratamento e não chegaram a pisar o relvado.
Adriano e Postiga, com mialgias de esforço, juntaram-se a Pepe, Adriano, Fucile e Pedro Emanuel na realização de trabalho condicionado, enquanto Paulo Assunção realizou, mais uma vez treino integrado condicionado.
Porto-Madeira
O plantel retoma amanhã pelas 10h00, no CTFD PortoGaia a preparação para o jogo com o Nacional.

segunda-feira, 30 de abril de 2007

FC Porto tem oito olheiros na Madeira

O FC Porto iniciou esta época uma fase de reestruturação e renovação do seu projecto para o futebol juvenil, criando um departamento de 'scouting' que dividiu o país por 22 zonas. A zona da Madeira conta com o coordenador Marcelo Faria, que tem a seu cargo uma equipa de oito elementos.
Porto-Madeira
"Visão 611" é o nome do projecto que lidera, que teve início esta temporada e vigora até 2011. Antes, sensivelmente há três anos, já efectuava observações para os portistas que resultaram nas integrações de Alex, Eduardo Negrinho (não se adaptou), entre outros, na formação do FC Porto. Trabalho ininterrupto que revela uma "aposta muito forte" dos portistas na Região "Estamos muito atentos à formação na Madeira. Sabemos tudo, desde as escolinhas até aos juniores. A nossa base de dados é muito completa e, aliás, até sabemos quais os jogadores que o FC Porto precisa para os diferentes escalões" confidencia Marcelo Faria.
Porto-Madeira
A Região, aliás, tem um parque desportivo que propicia o despontar de novas promessas conforme argumenta. "As pessoas que vêm do continente ficam admiradas com as infra-estruturas que temos na Madeira. Faltam, talvez, mais técnicos com formação, mas temos todas as condições para trabalhar bem a formação. O professor Rui Mâncio, da AFM por exemplo, trabalha muito bem nesse sentido e temos jogadores referenciados desde as escolinhas". Será que para o ano o FC Porto vai contar com mais madeirenses nas suas fileiras? A resposta é positiva: "Não posso divulgar nomes, mas acho que podemos esperar isso" afiança.
Porto-Madeira
Recrutamento
Porto-Madeira
• Um jogador é referenciado por um scout (olheiro). Indica-o ao coordenador e este, por sua vez, faz o cruzamento da informação. Primeiro delega nova observação para um outro scout e, se a avaliação for positiva, é o próprio coordenador a analisá-lo uma terceira vez.
Porto-Madeira
• Caso o atleta tenha tido o aval dos três avaliadores, os relatórios são enviados ao departamento de futebol juvenil do FC Porto, ao cuidado de Miguel Pinho (responsável máximo) que, por sua vez, envia um scout interno da estrutura portista observar o atleta.
Porto-Madeira
• A decisão final sobre a aquisição do atleta é dada pelo scout interno. Se for positiva, o FC Porto avança para as negociações. Caso contrário, o atleta continua a merecer o acompanhamento dos 'olheiros', podendo existir uma nova oportunidade.

Edgar Abreu – Respira futebol e só pensa em “jogar à bola”

Doze anos de talento bruto!
Porto-Madeira
Edgar Abreu é daqueles exemplos em que se pode utilizar o termo – talento precoce, tem um potencial refinado para a prática do futebol. Joga desde dos seis anos e desde essa altura só pensa em “jogar à bola”, passa os dias a jogar e afirma que o futebol é “uma paixão”.
Porto-Madeira
O FCPORTO já garantiu a autorização dos seus pais e para o ano é praticamente adquirido que irá vestir de azul e branco, isto se tudo correr dentro da normalidade. Mas será que é portista? Todos quereriam saber, mas...Não respondeu, preferiu sorrir.
Porto-Madeira
“Quero é jogar à bola”
Porto-Madeira
A verdade é que o seu caminho é seguir para o Dragão, e após confrontado com este facto o miúdo maravilha considerou que “qualquer um” serve para ajudar a moldar o caminho para a concretização dos seu maior sonho, ser profissional de futebol. “Quero é jogar à bola e até posso aprender a gostar do clube para onde for”, argumentou.
Porto-Madeira
Edgar Abreu até considera que o título ficará na posse do FCPORTO: "Provavelmente vai ser campeão porque está à frente e faltam poucas jornadas".
Porto-Madeira
“Ídolos? Não tenho... ”
Porto-Madeira
Ídolos…nem vê-los! Ao contrário de muitos dos miúdos da sua idade Edgar não gosta muito de ver futebol. Prefere, “estar dentro de campo a jogar” e se tivesse que escolher entre uma qualquer “brincadeira com os amigos” e um jogo de Liga dos Campeões, a “brincadeira” está sempre em "primeiro" lugar.
Porto-Madeira
O miúdo é muito traquina mas também muito bem-disposto. Na escola é um aluno mediano e até confessa: “não estudo muito. Não tenho muito jeito para isso” aponta com um ar de reguila.
Porto-Madeira
O miúdo afirma ter aprendido "sozinho a jogar futebol" e acredita que pode fazer do futebol a sua profissão, mas logo afirma “o dinheiro não interessa para nada”.
Porto-Madeira
Entre os colegas o sentimento é de brincadeira e as bocas, “Vêm entrevistar a vedeta” são cada vez mais usuais.
Porto-Madeira
A família é o mais seguro apoio que Edgar possui neste momento em que irá mudar armas e bagagens para o norte do país."Já falámos sobre isso várias vezes e eles também querem que eu vá para o FC Porto. Pode ser que tenha sorte" atira de imediato. E nem os medos naturais de quem está prestes a abraçar uma nova realidade parece ser suficientes para perturbar a sua convicção em partir para a aventura. “Não me importo muito. Se tiver de ser, vou. Estou pronto” garante.

Grandes procuram novos “putos-maravilha” na Madeira

Cada vez mais os observadores deslocam-se à Madeira para visualizar miúdos para os clubes grandes, Quem está por dentro dos regionais de futebol apercebe-se de muitos miúdos que têm ido prestar provas aos três grandes. O facto de uma das grandes pérolas do futebol mundial, Cristiano Ronaldo, ter nascido na Região tem com toda a certeza ajudado na procura de novos diamantes.
Porto-Madeira
A verdade é que FCPORTO, sporting e benfica não desarmam e alguns jovens madeirenses estão já referenciados, outros estão mesmo nos planos dos “grandes” para a próxima época, pelo que não será de estranhar que alguns madeirenses já adaptados nos seus clubes (por ex: Alex (FCPORTO) recebam alguns conterrâneos.
Porto-Madeira
Todas as semanas verificam-se a presença de olheiros nas diferentes categorias e muitas das vezes, até de próprios responsáveis pelo futebol jovem dos “grandes” que presenciam “in loco” o visado das prospecções. Miguel Pinho do FCPORTO tem por costume presenciar alguns jogos na Região.
Porto-Madeira
Vou vos dar o exemplo de um jovem que tem vindo a merecer a atenção do FCPORTO, estando praticamente definido que no próximo ano abandona a Região onde irá procurar a sorte…de Ronaldo.
Porto-Madeira
Com apenas 12 anos, Edgar Abreu é daqueles jogadores que estão talhados para o sucesso. O FCPORTO já manifestou o interesse em formar o jovem produto das escolas do Câmara de Lobos, aposta que será definida muito brevemente.
Porto-Madeira
O médio de 15 anos, Ricardo Fernandes, também do Câmara de Lobos foi alvo, este fim-de-semana, de uma observação por parte do staff azul e branco, porem parece que um dos nossos rivais está mais adiantado. Não me espanta se esta transferência se transformar numa novela.
Porto-Madeira
Porque os orçamentos dos clubes tendem a diminuir de ano para ano o aproveitamento dos jovens jogadores parece ser a grande aposta dos clubes.
Porto-Madeira
Câmara de Lobos – um autentico viveiro de talentos
Porto-Madeira
O Câmara de Lobos é, cada vez mais, um clube com grandes talentos, e o mais fantástico é consegui-lo sem grandes condições de trabalho. Neste momento utilizam um campo de terra, que é o único em actividade aqui na Madeira, já que todos os outros são de piso sintético. O clube já luta por uma infra-estrutura própria para o futebol juvenil a muitos anos, e terá muito proximamente essa guerra resolvida.
Porto-Madeira
Mesmo sem condições de trabalho o clube consegue todos os anos produzir talentos inatos para o futebol. “Deve-se em grande parte à qualidade de vida de muito deles. Desde muito cedo que crescem nas ruas, com grandes dificuldades. Não são crianças típicas, que têm brinquedos ou até mesmo televisão. Pelo que encontram no futebol o único divertimento. Isso dá-lhes capacidades que facilitam, depois, a integração numa equipa de futebol” esclarece-nos Ricardo Barcelos, coordenador do futebol juvenil.
Porto-Madeira
A filosofia do clube passa por apostar na formação e educar desportiva e socialmente todos os atletas. ”O verdadeiro talento é intrínseco, isso não se treina, é inato” finaliza.
Porto-Madeira
O presidente do Câmara de Lobos afirmou a poucos dias que possuía em carteira quatro propostas de clubes para realizar uma parceria, com vista a poderem possuir opção sobre todos os jogadores câmaralobenses. O FCPORTO seria um dos grandes interessados.
Porto-Madeira
Bom Sucesso – Filial do FCP poderá ser um bom “investimento”
Porto-Madeira
O Bom Sucesso é a única filial do FCPORTO aqui na Madeira. É um clube modesto, que milita na Segunda Divisão Distrital de Seniores, tem todos os escalões de formação, começando nos infantis acabando nos juniores.
O clube já terá entregue à direcção do FCPORTO um projecto no qual o clube “pai” (FCP) cederia a imagem de um jogador da equipa principal (o clube queria o Quaresma, mas duvido muito) época após época, fazendo com que o jogador tivesse um torneio com o seu nome, e viesse cá de forma a poder interagir com os atletas.
Porto-Madeira
A cedência de equipamentos e de materiais terá sido também outro dos assuntos focados nesse projecto.
Porto-Madeira
Seria com toda a certeza uma boa aposta!

Três queixosos realizaram tratamento

O FCPORTO começou hoje a preparar o jogo contra o Nacional, Quaresma, Bosingwa e Helton não se apresentaram no relvado do Olival. Os três apresentaram contusões e realizaram tratamento às respectivas lesões.
Porto-Madeira
Quaresma, com queixas na coxa esquerda, Bosingwa, com dores no joelho esquerdo e Helton com mazelas no ombro direito foram os unicos no Departamento médico. Os avançados Postiga e Adriano realizaram treino de recuperação, devido a mialgias de esforço.
Porto-Madeira
Assunção realizou treino integrado condicionado, enquanto os defesas Pepe, Fucile e Pedro Emanuel compriram trabalho condicionado.
Porto-Madeira
Amanhã pelas 10h00 o plantel portista realiza novo apronto no CTFD PortoGaia.

Que tropeção!!!

2 - 1

Voltamos a perder, mas mais do que isso jogámos mal, ou melhor, muito mal. Foi a pior exibição do FCP esta época (pelo menos na primeira parte). Eu não diria que demos 45 minutos de avanço ao boavista, mas demos com toda a certeza dois golos de vantagem.
Porto-Madeira
Na primeira metade do jogo não existimos, não estivemos em campo, sofremos um golo e pura e simplesmente vimos jogar. Foi mau, muito mau, e para um grande candidato ao título como é o nosso clube temos de pedir mais, muito mais mesmo!
Porto-Madeira
Na segunda parte entramos um pouquinho melhor, mesmo assim sofremos o segundo golo e aí acordamos, mas jogamos sempre mais com o coração do que com a cabeça e muito raramente conseguimos ter boas jogadas colectivas, com uma ou outra excepção.
Marcamos, de penalti e conseguimos uma ou duas boas oportunidades de marcar, mas o anti-jogo do boavista e a falta de sorte fizeram com que não conseguíssemos amealhar pontos.
Porto-Madeira
Destaques
Porto-Madeira
Helton
Foi sem margem para dúvida o melhor jogador portista em campo. Com duas grandes defesas, ainda na primeira parte, mostrou porque é considerado o melhor guarda-redes a actuar em Portugal, na segunda parte quase complicou num lance com Zé Manel mas conseguiu sair a ganhar. Da maneira que já o critiquei, merece neste momento todos os elogios possíveis.
MELHOR EM CAMPO.
Porto-Madeira
Anderson
Abanou a equipa e mostrou ao Jesualdo que pode, e deve, jogar. Mostrou bons remates, excelentes arrancadas e grandes passes. Sem duvidas um dos melhores em campo.
Porto-Madeira
Desilusões
Porto-Madeira
Quaresma
Esteve em campo? Esteve, esteve! Mas o que fez? Hum… Foi advertido e não joga contra o Nacional, falhou muitos passes, não conseguiu fazer dois cruzamentos seguidos, e várias vezes perdeu a bola porque não a conseguiu controlar. Esteve irreconhecível.
Porto-Madeira
Ricardo Costa
Mostrou todas as fragilidades que já sabia que possuía, falhou na defesa, no ataque. Mancha a exibição com agressão que passou impune. Está sujeito a um sumaríssimo.
Porto-Madeira
Bruno Alves
Ontem tremeu! Não sei o que se passou com Bruno Alves mas ontem parecia o Bruno da época passada, muito inseguro falhou nas marcações. No primeiro golo do boavista perdeu a bola nas alturas para Ricardo Silva.
Porto-Madeira
Jesualdo Ferreira
Porto-Madeira
Em relação ao onze inicial não me surpreendeu, Lisandro está sem ritmo e não põe o Anderson porque a defesa está frágil e não temos um “tanque” à frente da defesa (Assunção). Isso não vou discutir.
Não entendi o porque de Jesualdo não ter mexido na equipa a meio do primeiro tempo, ou ate antes. Estávamos a dormir e a entrada de Anderson, mais cedo iria fazer com que acordássemos, não entendeu assim e o resultado foi a derrota, a culpa tem de ser dividida entre Jesualdo e os jogadores.
Porto-Madeira
O arbitro
Porto-Madeira
Jorge Sousa tal como tinha perspectivado foi o que nos tem habituado. Seguro nas suas decisões não teve nenhum erro grave. O lance sobre Adriano, que dá em penalti é discutível e parece-me que Adriano iludiu o árbitro. É um lance difícil e só quem esta dentro de campo é que sente a pressão.
Porto-Madeira
O único senão do árbitro é ter deixado os jogadores da casa exagerarem no anti-jogo. Foi demais!
Porto-Madeira
Nota 8 para Jorge Sousa.

domingo, 29 de abril de 2007

Andebol - Acabou o sonho!!!

O FC PORTO Vitalis perdeu esta tarde em Santo Tirso, no terceiro jogo das meias-finais da liga de Andebol com o ABC por 18-19, e ficou desfeito o sonho portista em chegar á final do campeonato.
Porto-Madeira
Carlos Resende, treinador-jogador da nossa equipa, teve na sua mão a ultima oportunidade portista de chegar á igualdade e por consequência ao prolongamento, mas atirou ao poste. A sorte não acompanhou o FC PORTO.
Porto-Madeira
Agora resta-nos a Taça de Portugal, terça-feira, 1 de Maio ás 15horas, defrontando o ISMAI, nos quartos-de-final da competição.

Relançar o campeonato

O FC PORTO perdeu ontem no Bessa por 2-1, deixando fugir uma grande oportunidade de aumentar a vantagem sobre os mais directos perseguidores.
Porto-Madeira
Foi um FC PORTO desorganizado ,que se apresentou no estádio do bessa, perante um boavista que andou todo o campeonato a jogar mal, sem motivação nem garra, mas arranjou uma força imensa para levar de vencida o nosso FC PORTO.
Porto-Madeira
Jesualdo terá que assumir as culpas... Várias questões que faço ao nosso treinador:
Como é possível Jorginho e Postiga em claro mau momento, serem titulares ficando no banco Anderson e Lisandro? Porquê esperar pelo intervalo para mexer na equipa? Porquê a teimosia em não apostar em Vieirinha em vez de pôr Renteria que mais parecia um defesa?
Porto-Madeira
Espero ver no próximo jogo um equipa com outra atitude...O campeonato ainda não está ganho, por isso vamos trabalhar e mostrar em campo que somos os melhores!!

Hóquei Patins - FC PORTO Hexacampeão

O FC PORTO venceu o benfica por 5-0 no terceiro jogo da final do Campeonato Nacional e tornou-se Hexacampeão. Um feito histórico alcançado pelo nosso clube.
Porto-Madeira
Desde cedo se percebeu que esta era uma tarde destinada a tornar-se inesquecível, dando aos Dragões um inédito sexto título nacional consecutivo de hóquei em patins. A festa estava preparada, com a casa a rebentar pelas costuras, e as gargantas de cerca de 3 mil adeptos incansáveis no apoio aos azuis e brancos.
E se uma vitória bastava para os Dragões conquistarem o título, então a resposta da equipa de Franklim Pais foi perfeita: triunfo claro sobre o Benfica, por 5-0, e o hexacampeonato a entrar directamente para o palmarés portista, que conta agora com 16 campeonatos nacionais da modalidade.
Porto-Madeira
Depois de um início de partida bastante dividido, foi o F.C. Porto que tomou as rédeas do encontro e passou a lançar-se destemido rumo à baliza encarnada.
Porto-Madeira
Os frutos dessa pressão surgiram pouco depois: Reinaldo Garcia assinou o primeiro capítulo da épica vitória portista. Estava dado o mote para o que viria a passar-se nos restantes minutos da partida.
Porto-Madeira
Em vantagem, os Dragões passaram a controlar o rumo dos acontecimentos e, aos poucos, voltaram a acercar-se da baliza benfiquista. Aos 23 minutos surgiu o segundo golo portista: Emanuel Garcia também quis participar na festa e foi o autor do dois a zero.
Porto-Madeira
O pavilhão foi ao rubro e todos sentiram que o título estava na mão dos pupilos de Franklim Pais.
Porto-Madeira
A segunda metade da partida foi um passeio da classe portista, que deixou sem reacção a equipa do Benfica. Aos poucos, novos capítulos foram acrescentados à festa: primeiro por Filipe Santos, autor do 3-0, depois por Jorge Silva, que fez o 4-0, e, por último, Pedro Gil, que marcou o 5-0, todos a deixarem a sua marca na derradeira partida do histórico hexa do F.C. Porto.
Porto-Madeira
A vantagem esclarecedora não deixa margem para dúvidas quanto à justiça do resultado, bem como em relação ao mérito do novo campeão nacional, que dominou a prova desde o seu início.
Porto-Madeira
Lançada a festa, foi tempo para adeptos e jogadores comungarem nas celebrações do hexacampeonato, feito inédito e histórico no hóquei em patins português.
Informação retirada do site oficial do clube

sábado, 28 de abril de 2007

Boavista vs. FCPORTO (21h15)

Vem aí mais uma jornada e o nosso FCPORTO continua a sua caminhada rumo ao tão desejado bi-campeonato. De pedra e cal no 1º lugar da classificação, e com 62 pontos o FCPORTO defronta o Boavista, eterno rival da cidade Invicta. Uma nova vitória poderá significar novo título.
Porto-Madeira
Convocados
Adriano, Alan, Anderson, Bosingwa, Bruno Alves, Cech, Helton, Hélder Postiga, João Paulo, Vieirinha, Jorginho, Lisandro Lopez, Lucho González, Quaresma, Raul Meireles, Ibson, Renteria, Ricardo Costa e Vítor Baía

Julgo que Jesualdo vai apostar na seguinte equipa:
Guarda-redes – Hélton

Defesa direito – Bosingwa
Defesa esquerdo – Cech
Defesas centrais – Ricardo Costa e Bruno Alves
Médios – Lucho, Jorginho e Meireles
Avançados – Quaresma, Postiga e Adriano
Porto-Madeira
Disposição da equipa em campo
Não se deve alterar muito em relação ao jogo anterior. Cech que tem jogado no meio campo volta ao lado esquerdo da defesa. O meio campo deverá contar com Lucho como trinco tendo a seu lado Meireles e Jorginho deverá fazer o elo de ligação para com Quaresma, Postiga e Adriano.
Porto-Madeira
Arbitragem
Voltamos a ter um arbitro internacional! Aleluia! Jorge Sousa, é arbitro distrital do Porto, e é para mim um dos melhores arbitros a actuar em Portugal. Enfim, espero que seja igual a si próprio, é dos melhores e irá com toda a certeza demonstra-lo. O juiz será assistido por Amândio Ribeiro e José Luís Melo.
Porto-Madeira
Conclusão
Temos de ganhar, porque queremos com toda a certeza ser campeoes o mais rapido possivel.
Porto-Madeira
Vamos vencer!!!

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Com vista para o Título

Fucile é a mais recente baixa da equipa portista para o jogo de amanha ( 21h15 min TVI) com o Boavista. É mais um jogo na caminha dos dragões para o título.
Porto-Madeira
Em relação á equipa que alinhou no ultimo jogo, Jesualdo deverá fazer algumas alterações: Cech ocupara a vaga deixada pelo lesionado Fucile. No meio campo poderá aparecer Anderson, ocupando assim o lugar de Jorginho.
Mais na frente Lisandro espreita a titularidade, devendo mesmo ser opção ocupando o lugar de Postiga. Lisandro entrou muito bem no jogo com o belenenses mostrando querer agarrar o lugar o mais rápido possível.
Porto-Madeira
Será um jogo muito complicado, perante uma equipa que não atravessa um bom momento, mas que contra ao FC PORTO quererá mostrar o seu valor. O Boavista é uma equipa com qualidade, mas algo falhou e a Taça UEFA não passa de um sonho.
Porto-Madeira
De regresso ás convocatórias está Vieirinha, o jovem continua a aguardar a merecida oportunidade para evidenciar o seu real valor. Ibson está também de regresso aos eleitos do nosso treinador sendo também uma aposta válida para o centro do terreno.
Porto-Madeira
Com a conquista de uma vitória no Bessa, o nosso FC PORTO fica a apenas duas vitórias do título. Espero um grande apoio aos Campeões e que no final a vitoria seja nossa!!
Porto-Madeira
Eis a equipa que Jesualdo deverá apostar: Helton, Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e Cech; Raul Meireles, Lucho e Anderson; Quaresma, Lisandro e Adriano.
Porto-
Boa sorte Campeão!!!

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Hóquei Patins - É isto o 25 de Abril?

Não foi propriamente em Coimbra, mas podemos falar em Portugal dos Pequeninos ou, numa dedução óbvia que nos é facultada pelo calendário, dizer que assim não vale a pena festejar o 25 de Abril de 1974. O que se passou ontem, em Lisboa, com os adeptos do F.C. Porto que queriam apoiar a sua equipa de hóquei em patins, foi lamentável. É esta a liberdade dos cravos?
Porto-Madeira
Esta quarta-feira, 25 de Abril, provavelmente a data mais importante da história de Portugal, benfica e F.C. Porto jogavam a segunda etapa da final do play-off de hóquei em patins. Enquanto o país desfrutava do feriado, um grupo de adeptos portistas fazia-se à estrada, num autocarro e em várias viaturas, para apoiar ao vivo os seus jogadores. Muitos deles já tinham bilhete assegurado. O ingresso ser-lhes-ia entregue por simpatizantes do Benfica, à porta do recinto, cuja lotação estava longe de esgotada.
Porto-Madeira
Em plena A1, todavia, os adeptos do F.C. Porto foram interceptados com grande aparato por várias viaturas e agentes da PSP, que impediram a sua entrada em Lisboa e promoveram a inversão de sentido e o regresso à Invicta, justificando a operação com pretensas ordens do comandante e do clube visitado.
Porto-Madeira
Na ausência de argumentos legais, os adeptos podem conjecturar acerca da situação vivida. Por que é que não puderam entrar em Lisboa? A lei mudou e já é necessário passaporte ou visto para visitar a capital? Ou será que quiseram condicionar a equipa de Franklim Pais, que é pentacampeã e procura um inédito hexa? Alguém terá de lhes explicar a limitação de um direito.
Porto-Madeira
Foi precisamente para terminar com prepotências arbitrárias que Portugal abriu os olhos a 25 de Abril de 1974 e deixou a penumbra. Aquilo a que se assistiu em Alverca, bem perto do centro de decisão do país, constitui uma estocada inadmissível nos princípios democráticos nascidos da revolução. Nenhuma autoridade pode impedir um cidadão de se dirigir para onde quiser, caso não tenha suporte legal. Não é esta a liberdade que Portugal deseja solenizar anualmente.
Informação retirada do site oficial do clube

ATENÇÃO

Esta é uma página secundária, para voltar à página principal do blog clique AQUI.

ATENÇÃO

Esta é uma página secundária, para voltar à página principal do blog clique AQUI.

FCPORTO MAIS QUE UM CLUBE UMA NAÇÃO

O Jogo Online - Últimas Notícias

maisfutebol

Record OnLine